EnglishEspañolPortuguês

Políticas públicas para animais são sugeridas em Rosário do Sul (RS)

2 de novembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

A falta de políticas públicas voltadas à defesa e bem-estar animal em Rosário do Sul foi tratada nesta quarta-feira (30), em audiência pública na Câmara Municipal, proposta pela vereadora Catarina Vasconcelos. No encontro, a secretária dos Direitos Animais de Porto Alegre, Regina Becker, apresentou alternativas para o enfrentamento de problemas ocorridos na cidade, como o elevado número de cães nas ruas e envenenamentos verificados em vários bairros.

A abertura de processo licitatório pela prefeitura para a realização de procedimentos de esterilização em clínica veterinária foi uma das sugestões. A titular da Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda) apontou ainda a necessidade de um trabalho conjunto entre protetores e Executivo, com vistas à recuperação de cães e gatos vítimas de maus tratos. A promoção de ações de conscientização nas escolas também foi ressaltada como medida para reduzir o abandono e estimular o respeito e a solidariedade à questão animal.

Regina citou ações implementadas pela Seda na Capital e reforçou a incumbência do Poder Público em assumir a tutela dos animais, de acordo com determinação constitucional. “Queremos que a causa animal tenha respaldo junto ao Legislativo e Executivo municipais, que receba o mesmo olhar direcionado a outras áreas, ao contrário do descaso que ocorre em muitas cidades”, ponderou.

Participaram da discussão o presidente da Câmara Municipal, vereador Adriano Dornelles; os vereadores Edmundo Coelho da Rosa, Eduardo Ribeiro e Leonardo Vargas; a vice-prefeita Zilase Rossignollo; o secretário municipal de Obras, Pedro Elias, representantes da rede de proteção animal e estudantes.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

Você viu?

Ir para o topo