EnglishEspañolPortuguês

Projeto permite animais domésticos no transporte público

1 de novembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Reprodução Internet)
(Foto: Reprodução Internet)

Está pronto para ser votado na Câmara Municipal de Porto Alegre um projeto que autoriza o transporte de animais domésticos em táxis, ônibus e lotações da capital. Se for aprovada e sancionada pelo prefeito José Fortunati, a lei vai permitir que os tutores carreguem animais de até 10 kg, como gatos e cachorros, em bolsas ou caixas adequadas. A expectativa é de que a matéria seja votada na próxima semana.

Segundo a proposta, serão permitidos apenas quatro animais por viagem, das 9h às 17h e das 20h às 6h, liberando os horários de pico no transporte público. Os tutores precisarão apresentar carteira de vacinação e terão de deixar o veículo caso o animal faça alguma necessidade durante o trajeto. Além disso, as empresas de transporte poderão cobrar uma taxa pelo serviço.

Na manhã desta terça-feira (29), uma reunião foi chamada para discutir o assunto na Câmara Municipal. “Há vários motivos para a proposta. Um deles é a lógica da própria legislação. Hoje já é possível transportar entre os municípios, mas não pode transportar dentro dos municípios, nos ônibus. O outro é a questão de que os animais humanizam as cidades, as pessoas que tutelam animais geralmente têm uma relação de cuidados, inclusive com as outras pessoas. Há vários relacionamentos que ocorrem por conta dos animais”, argumenta o vereador Marcelo Sgarbossa (PT), autor do projeto.

Nas ruas, o assunto gera divergência de opiniões. “Sou contra, porque o ônibus é um local
público, que pode ter crianças que podem ter algum problema de saúde, em decorrência do pelo que o animal pode acabar soltando”, diz o estudante José Luis Rodrigues da Silva.

A nutricionista Liange Kunkael é a favor. “Tem direito, desde que andem com devido cuidado, bem acompanhado a gente adora os bichinhos, quem não gosta?” A opinião é compartilhada pelo motorista de ônibus Cleiton Correia: “Desde que dentro de um local apropriado”, diz ele.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo