EnglishEspañolPortuguês

Defensores dos direitos animais denunciam rinhas de galos no norte da Argentina

1 de novembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

Por Simone Gil Mondavi (da Redação – Argentina)

Foto: YABASTA
Foto: YABASTA

As “brigas de galos” são comuns em Santiago del Estero no norte da Argentina. Embora sejam proibidas por lei, as associações de defensores dos direitos animais alertaram que elas são cruéis ao ponto de aumentarem o padrão atual de abuso de animais.

Em um pequeno quadrado ou círculo improvisado, os animais lutam até ficarem seriamente feridos ou até que um deles seja nocauteado. As associações denunciaram essas rinhas com vários vídeos, que mostram como o evento é apoiado com gritos encorajadores para que os animais briguem até a morte. As informações são do Diario Panorama.

Os vídeos geraram indignação e polêmica entre organizações e moradores, especialmente entre os defensores dos direitos animais que denunciaram a situação. O advogado Horacio Pato explicou que embora haja uma lei do governo que permita esta prática, ela viola “outra norma, que é a lei 14346, o princípio contra o abuso animal”.

Além disso, o advogado explicou que “nessas reuniões, as apostas de dinheiro são feitas sem a verificação do organismo de Segurança Social, que é quem deve monitorar todos os tipos de jogos de azar na província”.

Como membro de uma sociedade protetora, Pato informou que recebeu “muitas reclamações e denúncias de lutas em diferentes partes da cidade de Banda e do interior da província.”.

Segundo o advogado, esses vídeos podem dar origem a denúncias na Justiça contra crueldade animal.

Foto: YABASTA
Foto: YABASTA

Você viu?

Ir para o topo