EnglishEspañolPortuguês

Mulher entrega jabutis criados como animais domésticos ao Ibama

19 de outubro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Dez jabutis adultos da espécie Geochelone carboraria foram entregues nesta quinta-feira (17) por uma moradora no Bosque dos Papagaios, em Boa Vista. Os animais são considerados silvestres e estão em risco de extinção. Sua tutela em casa é considerada crime ambiental.

Segundo o assessor técnico ambiental da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas, Luis Felipe Gonçalves, apesar de proibida, a tutela do animal em residências é uma prática comum na região Norte do país. A espécie é bastante encontrada no lavrado do país.

Como a entrega foi feita de forma voluntária, a mulher não foi autuada ou multada. De acordo com a Lei 9.605, apanhar, perseguir, maltratar e criar animais silvestres em casa é crime ambiental. As pessoas que infringem a lei estão sujeitas a pagar R$ 5 mil de multa devido ao jabuti estar em via de extinção e mais R$ 500, por animal.

Jabutis foram entregues no Bosque dos Papagaios (Foto: Vanessa Lima/G1 RR)
Jabutis foram entregues no Bosque dos Papagaios (Foto: Vanessa Lima/G1 RR)

“A gente pede à população que entregue voluntariamente os animais ao Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais] ou à Secretaria de Gestão Ambiental para que ela não tenha que sofrer as penalizações previstas em lei. O Bosque dos Papagaios, através da sua equipe de fauna, está aberto para receber esses animais”, destaca o assessor técnico ambiental.

Em Boa Vista, além dos jabutis, espécies de papagaios e araras são os principais alvos para tutela doméstica. “É importante que essas pessoas se adiantem e entreguem os animais de forma voluntária. Se denunciado ou constatada a tutela ilegal, serão aplicadas multas e a pessoa vai responder criminalmente pelo crime ambiental”, informa Karol Maia, diretora do Departamento de Educação Ambiental da secretaria.

Os animais recebidos no Bosque dos Papagaios serão encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama onde passarão por uma triagem para verificar a capacidade dos jabutis serem reintroduzidos na natureza. Caso não seja possível, serão encaminhados a um santuário da fauna silvestre apoiado pelo Ibama.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo