Doe agora

Animais feridos são mortos a tiros em prática recorrente da polícia americana

1 de outubro de 2013
3 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: Nick Magel / Causes.com
Foto: Nick Magel / Causes.com

Defensores de direitos animais estão questionando um procedimento adotado pelos policiais da cidade de Merced (Califórnia/EUA), no qual levam animais feridos a um campo de tiro para matá-los. As informações são da CBS Sacramento.

A aprovação para esta prática horrenda tem permanecido no código penal há décadas. Alguns oficiais chegam ao cúmulo de dizer que “é a coisa mais humana que se pode fazer”, enquanto outros chamam isso de barbárie.

Isso significa que a mesma força letal das armas de fogo utilizadas para salvar vidas de humanos, também é usada para atirar em cães gravemente feridos ou gatos encontrados nas ruas. Em outras palavras, ser um animal não-humano nesta cidade e estar em situação de rua, ferido ou doente, representa uma sentença de morte: esses animais servem de alvo para a prática de tiro e são imediatamente mortos nesses campos pelos policiais.

O código penal da Califórnia determina que essa ação está a critério dos próprios oficiais, dizendo em parte:

“… Qualquer funcionário pode, com a aprovação de seu superior imediato, humanamente destruir (sic) qualquer animal abandonado no campo, em qualquer caso em que o animal esteja gravemente ferido e incapaz de se mover, ou onde um veterinário não esteja disponível e, assim sendo,  seja mais humano matar o animal “.

“Ninguém quer ver um animal perdendo a sua vida, mas isso se faz se a morte é inevitável e  não deve ser prolongada”, disse Jason Ramos, sargento do condado de Sacramento.

Ele disse que a delegacia não tem uma política específica para atirar em animais feridos, mas que sua agência entende que um policial pode ser forçado a fazer isso.

“Algumas vezes, no meio da noite, você não tem um veterinário disponível, se você está em uma área estritamente rural. Honestamente, tirar a vida de um animal pode ser a coisa mais humana a se fazer em determinadas circunstâncias”.

As políticas variam de acordo com a região do estado. Em Sacramento, não é permitido que oficiais atirem em animais.

Oakland mudou sua política após uma controvérsia em que um policial havia atirado em um cervo no jardim de uma residência.

Conforme relata o site Merced Bee, a polícia de Merced Police leva animais machucados para o campo e atira neles.

“Isso soa tão arcaico”, disse a veterinária Jyl Rubin. “Que modo louco de pensar, especialmente com tantas possibilidades de resgate e realocação de animais que existem hoje”.

Ela acredita que a lei que endossa as agências para que atirem em animais teria que ser alterada e que as autoridades deveriam considerar a criação de uma aliança com grupos de resgate.

“Todas estas organizações precisam realmente se unir. Não é possível que haja uma atitude radical como essa, na qual você vê um animal ferido e o leva para um local onde possa atirar nele e tirar a sua vida”.

Assine a petição:

Petição para Norm Andrade, chefe da polícia de Merced, e San Thurston, Prefeito da cidade.

“Pedimos pela mudança nesta política, na qual o Departamento de Polícia de Merced leva animais feridos para um campo e atira neles, de modo a garantir que animais criticamente machucados não sejam mortos impiedosa e desnecessariamente.

Pedimos também que sempre sejam envolvidos especialistas em controle animal a fim de que os animais recebam o tratamento de que necessitam e que, se infelizmente as circunstâncias chegarem a um ponto em que eles não possam sobreviver, que não sejam mortos servindo de alvo a tiros. Oakland e Sacramento mudaram as suas políticas, e nessas cidades é proibido atirar em animais em campos de tiro. Agora é a vez de Merced.”

https://www.causes.com/v2actions/1760234-a-petition-to-merced-chief-of-police-norm-andrade-merced-mayor-stan-thurston

Você viu?

Ir para o topo