EnglishEspañolPortuguês

Doze países se comprometem em proteger o Leopardo-das-neves

28 de outubro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: WWF
Foto: WWF

Foi assinado por 12 países um compromisso histórico com a organização WWF (World Wide Fund for Nature) para salvar o leopardo-das-neves, conhecido como “Ghost Mountain” – fantasma da montanha -, além do proteger o seu habitat nas grandes montanhas asiáticas.

Quirguistão e outros representantes de 11 países do sul e do centro do continente, juntamente com especialistas mundiais na conservação e na comunidade protetora, aderiram à “Declaração de Bishkek” para a conservação do leopardo-das-neves, e o Programa de proteção geral da espécie e de seu ecossistema.

Segundo a ONG, esta afirmação é “um marco histórico”, já que é a primeira vez que os governos e uma organização de conservação se unem para proteger esta espécie e seu habitat.

O Leopardo-das-neves é vulnerável à caça impulsionada pelo comércio de animais silvestres. Além disso, estes animais são mortos por fazendeiros como proteção a ataques aos rebanhos e seu habitat está em declínio devido ao desenvolvimento de infraestruturas urbanas, a criação de pastos e os impactos das mudanças climáticas.

Especialistas estimam que existam menos de 7.500 leopardos da neve na natureza. A iniciativa visa proteger até o ano 2020 os locais onde habitam estes animais.

O evento foi realizado no Quirguistão, que procura chamar a atenção para a situação da espécie. Além disso, o WWF adverte que as paisagens montanhosas da Ásia são “muito vulneráveis” aos impactos das mudanças climáticas, e propôs a criação de um plano de adaptação para as comunidades locais e as economias nacionais, que também ajudaria a criar um futuro mais sustentável para essas regiões .

Fonte: EuropaPress

Você viu?

Ir para o topo