EnglishEspañolPortuguês

Campanha alerta sobre câncer de mama em animais

16 de outubro de 2013
4 min. de leitura
A-
A+
Outubro rosinha alerta sobre câncer de mama em cães (Foto: Reprodução Internet)
Outubro rosinha alerta sobre câncer de mama em cães (Foto: Reprodução Internet)

O Outubro Rosa, campanha do grupo Amigas do Peito para conscientizar sobre o câncer de mama, ganha em Bauru uma versão animal, com a idealização do Outubro Rosinha.

O envelhecimento dos cães e gatos exige mais cuidados com a saúde do animal doméstico. Abrindo mais uma frente, além do combate aos maus-tratos, profissionais e pessoas envolvidas com a causa animal se mobilizam para a prevenção do câncer de mama principalmente em cachorras e gatas.

A protetora de animais, a comerciante Mariana Fraga Zwicker, 33 anos, idealizadora do Outubro Rosinha, vende artigos – semijoias, bolsas, chinelos e outros – com motivos animais para o público que gosta de bichos.

Ela percebeu que sua clientela constantemente comenta da saúde de seus animais domésticos. Mariana percebeu a urgência de uma mobilização com o apelo Outubro Rosinha ao integrar uma força-tarefa para encontrar os tutores da cadelinha basset Gauchinha (leia mais abaixo).

Aos 13 anos e com nódulos mamários, Gauchinha apareceu na praça Nove de Julho (praça da ITE), na Vila Pacífico. A simpática basset estava desorientada após ter fugido de casa.

Mariana avalia que o câncer de mama em animais ainda é pouco conhecido por grande parte das pessoas. Com idade avançada, Gauchinha não é castrada e chamou sua atenção porque representa uma geração de animais idosos que receberam em sua trajetória de vida alimentação balanceada – ração –, atendimento veterinário e outros cuidados e vivem mais e melhor.

Depois de uma certa idade, cadelas devem ser examinadas constantemente (Foto: Reprodução Internet)
Depois de uma certa idade, cadelas devem ser examinadas constantemente (Foto: Reprodução Internet)

Mariana comenta que, devido à idade da Gauchinha, os veterinários têm restrições em submetê-la a uma cirurgia para retirada dos tumores (miomas) aparentes nas mamas da basset.

“Às vezes, o animal pode não aguentar a anestesia porque um animal idoso fica mais sensível”, pontua. Neste caso, a protetora de animais avalia que o bicho receberia um tratamento menos convencional, com adoção de anestésico mais apropriado.

Pontapé inicial

O Outubro Rosinha começa com a comercialização de camisetas confeccionadas para conscientização. Mariana articula a confecção das peças para venda a preço de custo.

“O objetivo é realmente o trabalho de conscientização das pessoas”, pontua. Na próxima semana, deve sair a primeira leva de camisetas. A comercialização será feita na loja de Mariana.

Serviço

As camisetas do Outubro Rosinha serão vendidas na loja Animal Lover, instalada na Galeria Victoria, na avenida Getúlio Vargas, 6-15, loja 12.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3243-4312.

Castração

A campanha também foca os benefícios da castração dos animais domésticos. A protetora de animais Mariana Fraga Zwicker cita que as pessoas temem a castração por imaginar que seu bicho doméstico será mutilado.

A veterinária Fabiana Sargasso explica que, quando a fêmea não é castrada, poderá desenvolver gravidez psicológica – pseudociese ou falsa prenhez.

Conforme Sargasso, as mamas podem ficar repletas de leite e desenvolver quadro inflamatório, com possibilidade de evolução para o câncer mamário. A veterinária não nega que determinadas fêmeas castradas possam desenvolver câncer mamário, exigindo acompanhamento constante, com exames de ultrassom e raio-X.

A veterinária esclarece que estudos nos Estados Unidos demonstraram que cadelas castradas antes do primeiro cio – cerca de seis meses de vida – no futuro terão somente 0,5% de chance de desenvolverem câncer de mama. As mesmas condições de castração em gatas podem reduzir em até 80% a probabilidade de desenvolvimento do câncer mamário.

Sargasso orienta os tutores que conheçam o histórico familiar dos seus animais, devido à propensão genética relacionada com algumas doenças. Conforme a veterinária, a possibilidade de uma fêmea desenvolver câncer mamário aumenta caso sua mãe tenha desenvolvido a enfermidade.

Em seu consultório, a veterinária deixa à vista dos clientes material de orientação pontuando os benefícios da castração.

A castração evita crias indesejadas, doenças sexualmente transmissíveis, cruzamento indesejável, previne doenças (neoplasias em órgãos reprodutivos), evita a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis, previne outros tipos de doenças graves, como a piometra, causada por uma infecção bacteriana dentro do útero de cadelas e gatas.

A bióloga Fátima Schroeder, da ONG Naturae Vitae, reforça que ainda há muita desinformação com relação ao benefício da castração. “Há também falta de um hospital público”, finaliza.

Fonte: Jc Net

Você viu?

Ir para o topo