EnglishEspañolPortuguês

Cães são encontrados abandonados em casa no centro de Santarém (PA)

23 de outubro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Cães estavam abandonados, sem comida e água. (Foto: Reprodução/TV Tapajós)
Cães estavam abandonados, sem comida e água.
(Foto: Reprodução/TV Tapajós)

Dois cães foram resgatados na manhã desta terça-feira (22), em uma casa no centro de Santarém, após denúncias de abandono. De acordo com relatos de vizinhos, os animais estavam no quintal da residência, sem alimento e água. O local estava muito sujo, cheio de fezes e com mau cheiro.
Ainda segundo informações de vizinhos, os moradores da residência viajam com frequência. e os animais estavam sozinhos há aproximadamente dez dias. “Eu estava cansado dessa situação. Esses cachorros já vinham sofrendo há muito tempo. Eles estavam sem comida e sem água, em um ambiente deplorável. Eles estão cheios de feridas e magros. A gente olha para eles e percebe que eles estão implorando por ajuda”, disse morador.

Incomodados com a situação, moradores denunciaram o caso à organização não governamental Anjo dos Animais. A partir da denúncia, a ONG chamou os técnicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e acionou a Polícia Militar.

Técnicos do CCZ realizaram a captura dos animais (Foto: Reprodução/TV Tapajós)
Técnicos do CCZ realizaram a captura dos animais
(Foto: Reprodução/TV Tapajós)

Informações repassadas à polícia, dão conta de que os animais eram bem tratados por uma senhora que morava na casa onde eles foram encontrados, mas depois de ter presenciado um grave acidente, a mulher ficou traumatizada e teve que ir para Belém para tratamento.

Os animais foram levados para o CCZ e passaram por exames clínicos que constataram que eles estavam com muita fome e sede. Também foi realizada a coleta de sangue para exames laboratoriais, que ainda não foram concluídos. Segundo o veterinário Victor Rafael Teixeira,os cães podem ser adoados. “São duas fêmeas, uma é da raça Sharpei e a outra é SRD. Após 72 horas do resgate, caso os tutores não entrem em contato, os animais serão encaminhados para adoção”.

De acordo com o representante da ONG Anjos dos Animais, Elielson Resende, a organização poderá formalizar a denúncia na Polícia Civil para que os tutores dos cães sejam chamados para prestar depoimento.

O representante da ONG recomenda que ao identificar maus-tratos a animais é importante entrar em contato direto com 190. “Eles estão em parceria com a gente para fazer o atendimento dessas denúncias”, explica.

Resende ressalta que a ONG recebe, em média, 50 denúncias desse tipo por semana. “Pessoas que não tem a mínima condição de ter um animal. É cultural, pega o animal e tutela solto na rua. Nosso trabalho é com os animais, mas nós entendemos que é um problema de saúde pública”.

Abandonar animais ou maltrata-los  caracteriza crime que pode resultar em pagamento de multa e até prisão.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo