EnglishEspañolPortuguês

Jacarta começa a salvar macacos da exploração nas ruas

31 de outubro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

Por Lobo Pasolini (da Redação)

Indonesia Monkey Business
Foto: Reprodução

Forças de segurança na Indonésia estão fazendo vistorias em Jacarta para resgatar macacos forçados a trabalhar como “artistas” nas ruas usando máscaras e roupas. As informações são do Guardian.

O governador de Jacarta, João Widodo, não quer mais nenhum macaco sendo forçado a trabalhar na beira de estradas até o final do ano que vem. Ele alega que além de ser cruel e atrapalhar a ordem pública, a medida visa também impedir a proliferação de doenças.

A administração pública vai comprar todos os macacos explorados por cerca de 90 dólares (cerca de 200 reais) e abrigá-los no zoológico de Jacarta. Os exploradores dos animais receberão auxilio para aprender uma nova profissão.

Em 2011 a ONG de defesa animal Jacarta Animal Aid Network resgatou 40 animais em estado deplorável, sofrendo de doenças como tuberculose e hepatite. Desde que a decisão foi tomada, cerca de 22 animais já foram resgatados e postos em quarentena por razões de saúde. A ONG estima que existam cerca de 350 animais trabalhando nas ruas de Jacarta e que eles não podem viver com outros primatas em zoológicos ou sobreviver na natureza.

Nota da Redação: Ir para um zoológico está longe de ser a solução ideal para esses animais, mas considerando o nível de pobreza de seus exploradores e as condições dos animais, esse passo pelo menos impede que novos macacos sejam abduzidos para essa roda viva cruel de exploração. Aos animais que estão sendo resgatados, resta a esperança de uma aposentadoria (quase) digna.

Você viu?

Ir para o topo