EnglishEspañolPortuguês

Animais silvestres são resgatados em Itarana (ES)

31 de outubro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Roberto Martins
[email protected]

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) recolheu 5.695 animais silvestres em 2012, entre aves, mamíferos e répteis, nos vários municípios do Estado no ano de 2012. Somente no primeiro mês deste ano, o número total de animais recolhidos pelo BPMA chegou a 630, sendo que toda a contabilidade das atividades nos primeiros dez meses deste ano está sendo concluída para avaliações e posterior divulgação.

Na maioria das ações, os animais foram encontrados em cativeiro sem autorização do órgão competente ou em situações de maus-tratos. A maioria dos animais recolhidos pelo BPMA foi encaminhada aos centros de reintrodução de animais, para exames e providências necessárias ao seu retorno à natureza em áreas de reserva ambiental.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Reforçando as estatísticas, nesta terça-feira (29) após acionados, uma equipe da Polícia Militar Ambiental esteve na localidade de Baixo Sossego, município de Itarana a fim de atender a um morador de 47 anos, produtor rural, que narrou ter encontrado caída próxima a sua residência uma ararinha também conhecida por maracanã-verdadeira (Primolius maracana), que aparentemente estava com uma asa fraturada, a qual foi cuidadosamente acondicionada em uma caixa de transporte para sua remoção. Essa espécie é classificada como vulnerável a extinção, ou seja, se medidas não forem tomadas essa espécie pode entrar em processo de extinção.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A mesma equipe atendeu um morador de 54 anos, residente na localidade de Córrego Palmital em Itarana, que acionou os policiais na mesma data para realizarem o recolhimento de um filhote de paca pesando pouco mais de quinhentos gramas, sendo encontrado pelo produtor rural quando efetuava o corte de um canavial e deparou-se com o animal, percebendo a sua fragilidade bem como a não existência de outros dessa mesma espécie aos arredores e ainda correndo o risco de ser atacado por cães, o levou o animal para sua residência e acionou os policiais.

Os animais foram encaminhados para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereais) sediado em Barra do Riacho, município de Aracruz, onde receberão os cuidados necessários visando posterior soltura.

Segundo o subtenente Adeniz Marquez que realizou os recolhimentos, as atitudes adotadas por estes produtores rurais em prol da natureza se torna gratificante para Polícia Ambiental, que ao longo dos anos vem desenvolvendo ações voltadas para a preservação do meio ambiente, através da fiscalização e principalmente pela educação ambiental. “Isto demonstra que o trabalho desenvolvido pela Polícia Ambiental está contribuindo para a conscientização da sociedade”, finalizou.

Você viu?

Ir para o topo