EnglishEspañolPortuguês

Golfinho em extinção morre após ser atingido por arpão em Macaé (RJ)

30 de outubro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
Golfinho apareceu vivo mas morreu na Praia da Barra, em Macaé (Foto: Flávio Sardou / Divulgação)
Golfinho apareceu vivo mas morreu na Praia da Barra, em Macaé (Foto: Flávio Sardou / Divulgação)

Um golfinho apareceu na manhã desta terça-feira (29) em uma praia de Macaé, no litoral do Rio. Segundo a Guarda Ambiental da cidade, o animal da espécie Toninha, que é ameaçada de extinção, chegou vivo até a areia da Praia da Barra, mas não resistiu e morreu pouco tempo depois.

“O que verificamos foi que o animal tinha presença de cortes, provavelmente feitos por rede, e um dos órgãos atingido por um arpão, o que caracteriza pesca predatória”, informou o comandante da Guarda Ambiental, Madson Nazareno.

O golfinho foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais (CTA) em Cabo Frio, onde vai ser possível definir a causa da morte do mamífero. “Se estivesse vivo, seria chamado um biólogo até o local para saber qual o melhor tratamento”, explicou Madson.

Golfinho Toninha

A espécie Toninha, por possuir hábitos costeiros, sofre muito com as atividades humanas como poluição, tráfego de embarcações e, principalmente, capturas acidentais em operações de pesca. Atualmente, este golfinho consta na lista oficial das espécies da fauna e flora brasileira ameaçadas de extinção e está classificado como uma espécie em vulnerabilidade pelo Plano de Ação dos Mamíferos Aquáticos do Brasil.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo