EnglishEspañolPortuguês

Curral municipal é denunciado por maus-tratos a cavalos em Varginha (MG)

30 de outubro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Cavalo foi flagrado em situação precária no curral municipal de Varginha (Foto: Reprodução EPTV)
Cavalo foi flagrado em situação precária no curral municipal de Varginha
(Foto: Reprodução EPTV)

A Associação Protetora dos Animais de Varginha (Apav-MG) fez uma denúncia ao Ministério Público de maus-tratos a cavalos que são retirados das ruas e mantidos em um curral municipal. No último domingo (27), um visitante flagrou um dos animais agonizando no local. Um veterinário foi chamado, mas o profissional não conseguiu salvá-lo e o cavalo precisou ser morto.

Segundo a presidente da Apav, Ieda Lima, o local não é adequado para receber e tratar os animais. “No local não tinha ração e nem água. Pode ser que esse animal tenha morrido de sede”, afirma. Com isso, a associação decidiu denunciar o caso à Justiça e um boletim de ocorrência foi registrado.

No dia 22 de setembro, um outro cavalo morreu vítima de maus-tratos depois de participar de uma cavalgada. O animal foi abandonado em uma avenida da cidade. A associação também denunciou esse caso ao Ministério Público.

Os animais de grande porte que são encontrados vagando pela cidade são levados para o curral, que é mantido pela Prefeitura de Varginha. O tutor tem até 15 dias para resgatar o cavalo mediante o pagamento de uma multa, mas, segundo os próprios funcionários do local, dificilmente isso acontece. Três cavalos foram tirados das ruas há pelo menos um mês e por enquanto os tutores não apareceram. Em casos como este, os bichos podem ser adotados por uma instituição conveniada com o município.

A Prefeitura de Varginha nega que os animais são maltratados e que quando são recolhidos, recebem alimentação, água e cuidados veterinários.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo