EnglishEspañolPortuguês

Carta aberta aos professores pedindo a abolição dos experimentos com animais

30 de outubro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

Por Fabio Oliveira

Prezadas senhoras, caros senhores,

Nos últimos dias a problemática da experimentação com animais, notadamente enquanto meios para fins humanos, alcançou uma repercussão nunca antes no país.

Em razão deste fenômeno, que teve impulso a partir da ação que libertou animais do Instituto Royal, um grupo de acadêmicos, professores e pesquisadores, elaborou a Carta Aberta em anexo, que se posiciona pela abolição da coisificação (instrumentalização) de animais para propósitos científicos.

Os assinantes desta Carta Aberta são um pequeno grupo de um outro muito maior e crescente que, por princípios éticos de respeito ao indivíduo, não pode tolerar que, sob o manto da ciência, sob a alegação de proporcionar benefícios humanos, se possa explorar, causar sofrimento e/ou morte a animais, violando seu bem-estar, sua vida, seus interesses.

A Carta traduz uma manifestação firme pelo fim dessas práticas.

Que possamos resolver as questões humanas no âmbito da própria humanidade, respeitando os direitos de cada um, sendo evidente que coelhos, porcos, ratos, cães, gatos ou chimpanzés, entre outros seres feitos cobaias para fins estranhos a si mesmos, não podem ser empregados para satisfazer desejos ou atender a mazelas humanas, o que somente ocorre em razão da lei do mais forte.

A presente Carta Aberta, em anexo, é de livre circulação.

Carta Aberta. Profs. Experimentação com animais. Banimento.

Você viu?

Ir para o topo