EnglishEspañolPortuguês

Califórnia bane uso chumbo para preservar espécies selvagens

28 de outubro de 2013
4 min. de leitura
A-
A+

Por Juliana Meirelles (da Redação)

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Califórnia está liderando o caminho para a recuperação de animais selvagens, tornando-se o primeiro estado a exigir que o chumbo seja banido de qualquer utilização contra animais. Em 11 de outubro, o governador Jerry Brown assinou a proibição em resposta a estudos documentados e repetidos pedidos por grupos ambientalistas para proteger os condores da Califórnia, altamente ameaçados de extinção, bem como outras aves e animais selvagens, que são mortos todos os anos por envenenamento direto ou secundário de chumbo. As informações são do Global Animal.

A munição de chumbo é devastadora para a vida animal, especialmente para catadores como o condor, que estão em grande risco por consumir carcaças caçadas. Os ambientalistas esperam que a proibição na Califórnia possa incentivar outros estados a aprovar leis semelhantes.

“Esperamos ver um efeito dominó”, disse David Bellinger, pesquisador de saúde ambiental.

Em um estudo de 2012 conduzido por pelo Serviço Americano sobre Peixes e Vida Selvagem, os pesquisadores descobriram que quase 70% das mortes de condor foram resultado de envenenamento por chumbo. Com apenas 400 aves vivas, eliminar munição à base de chumbo é um grande passo na direção certa para potencialmente estabilizar, ou mesmo aumentar sensivelmente as populações de condor na Califórnia e acabar com a caça aos animais que são suas presas.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Condores da Califórnia quase foram extintos na década de 1980, mas sua população aumentou gradativamente pela ajuda de protetores dos animais.

Munição de chumbo continua a ser uma grande ameaça para a recuperação do condor, e uma nova proibição da Califórnia contra a munição tóxica para a caça pode ajudar a proteger as aves emblemáticas, bem como outras espécies de aves e mamíferos.

O governador Jerry Brown assinou Assembly Bill 711 como lei em 11 de outubro, fazendo da Califórnia o primeiro estado dos EUA a proibir a utilização de munições de chumbo.

“Chumbo representa um perigo para a vida selvagem. Este perigo é conhecido há muito tempo”, disse o governador em comunicado. “Desde 2007, a Califórnia o proibiu nos oito municípios dentro da faixa do habitat da espécie de Condor local. Na verdade, pelo menos trinta outros estados regulam munição de chumbo de alguma maneira”.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Uma nova comissão da californiana terá até 01 de julho de 2019 para implementar integralmente a nova lei.

“A regulamentação é inteligente, é um passo na direção certa”, disse Vernon Thomas, um investigador da Universidade de Guelph em Ontário, Canadá, que tem trabalhado com os efeitos da intoxicação por chumbo na vida selvagem por mais de 20 anos.

Estudos têm mostrado que o chumbo é extremamente tóxico para as aves e mamíferos, incluindo humanos. É prejudicial para quase todos os órgãos no corpo humano e é particularmente tóxico para o sistema nervoso e o cérebro.

“Chumbo é realmente um agente ruim, e continuamos descobrindo que é pior do que pensávamos”, disse David Bellinger , um pesquisador de saúde ambiental na Escola Harvard de Saúde Pública de Massachusetts. “Não há nenhum nível seguro”.

Muitos efeitos prejudiciais do metal pesado levaram à sua proibição em fontes tais como tintas e gasolina. Mas a munição de chumbo continua a ser uma das maiores fontes não reguladas de chumbo no ambiente, disse Bellinger.

“O chumbo é tão macio que fratura e se fragmenta em pedaços minúsculos quando chega ao músculo”, disse Bellinger. Como resultado, os animais e aves que se alimentam de carcaças de tiro com balas de chumbo correm o risco de serem expostos ao metal tóxico, disse ele. A proibição da munição com chumbo teria dois pontos positivos: diminuiria a caça no local e o envenenamento das aves.

Com base em seus efeitos tóxicos e os riscos significativos de exposição ao chumbo pelos seres humanos e os animais selvagens, Bellinger foi um dos 30 cientistas e especialistas em saúde pública que lançou uma declaração de consenso março 2013 em apoio a “reduzir e eventualmente eliminar a introdução de chumbo no ambiente”.

Mostrando o caminho

Já que a proibição da Califórnia não seria totalmente implementada até 2019, os especialistas sublinham a importância do monitoramento de condor e outras populações de animais selvagens, até que entre em vigor.

“É preciso haver um esforço dedicado a longo prazo”, disse Davis Johnson. “O ideal seria começar a examinar as aves antes da lei entrar em vigor, e segui-las por muitos anos. Para os condores, já estamos fazendo isso”.

Finkelstein, da Universidade de Santa Cruz, disse que a proibição em todo o estado foi mais um passo importante para reduzir a quantidade de chumbo no ambiente. “O principal é que há uma enorme quantidade de evidências científicas que demonstram seus efeitos nocivos para os seres humanos e os animais selvagens”, disse ela.

“Ir em frente e reduzir a exposição ao chumbo só vai beneficiar a saúde humana e animal, e, esperamos que a Califórnia possa liderar o caminho”, disse Finkelstein.

Você viu?

Ir para o topo