EnglishEspañolPortuguês

Peixes morrem após água de córrego ficar escura no norte do Tocantins

27 de outubro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

A situação do córrego Arrainha em Nova Olinda tem preocupado os moradores do município ao norte do Tocantins. Há 15 dias peixes apareceram mortos depois que a água do córrego ficou escura. O Arrainha abastece animais, é usado para pesca pelos moradores e além disso, deságua em outros córregos da região. A população aponta como principal causa, o vazamento de um tanque de decantação do frigorífico da cidade.

Peixes morrem no córrego Arrainha, em Nova Olinda (TO) (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Peixes morrem no córrego Arrainha, em Nova Olinda (TO) (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

As pessoas que vivem perto do local ficam sem saber o que fazer. Um morador da região que não quis se identificar disse que o frigorífico Masterboi estaria despejando no córrego resíduos utilizados em tanques de decantação que fazem o procedimento de fertilização. “Pelo que a gente vê o frigorífico não está nem preocupado porque de dois em dois meses eles estão soltando produtos dentro da água”.

Os moradores denunciaram o caso ao Naturatins que junto com a Companhia Independente de Polícia Rodoviária Ambiental fiscalizaram a empresa na semana passada. Uma amostra da água foi retirada do córrego que passa dentro da propriedade da empresa. Os órgãos ambientais encontraram vazamento no cano da tubulação de fertilização. O frigorífico foi notificado para resolver o problema.

O gerente da empresa não se manifestou. O Naturatins, por meio de nota, informou que desde o ano passado monitora as atividades da empresa. A nota diz ainda que a equipe regional da cidade vistoriou e notificou o frigorífico para que fosse modificado o sistema de tratamento e que continuará com os trabalhos de monitoramento na empresa. Informou ainda que vai fazer uma vistoria imediata no local para averiguar as denúncias e adotar outras medidas.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo