EnglishEspañolPortuguês

Como saber se um cachorro está desidratado

27 de outubro de 2013
3 min. de leitura
A-
A+

 

(Foto: Reprodução Internet)
(Foto: Reprodução Internet)Assim como no caso dos humanos, a desidratação nos animais domésticos pode ser muito perigosa, colocando em risco sua saúde e sua vida se não for resolvida a tempo. Mas muitas pessoas têm dificuldade em saber se seu cachorro está desidratado.

O animal pode acabar desidratado caso não tome suficiente líquido ou pode ser que alguma situação tenha feito com que ele perdesse mais água do que tomou. Os vômitos ou a diarreia costumam ser situações que fazem com que cães percam muito líquido. Ao mesmo tempo, durante os meses de mais calor, os animais devem aumentar a ingestão de água, caso contrário correm o risco de sofrer de desidratação.

Um sinal inequívoco de que seu cachorro está desidratado esconde-se em sua pele. Um bom consumo de água faz com que a pele seja elástica, por isso pegue um pouco da pele do cachorro localizada perto de seu ombro, ou na parte baixa da cervical, e realize uma dobra. Em animais hidratados, a pele volta logo em seguida à normalidade, mas se o seu cachorro precisa de água, a pele demorará um pouco mais em voltar a sua posição normal, indicando que lhe falta elasticidade, e portanto, líquido.

Quando seu animal parecer sonolento, com dificuldades para correr ou caminhar e se não estiver muito ativo, convém tocar seu focinho: se estiver seco provavelmente apresenta um quadro de desidratação.

(Foto: Reprodução Internet)
(Foto: Reprodução Internet)

Para se certificar, você pode ainda olhar sua gengiva, se não parecer úmida mas sim ressecada, e em sua língua também faltar umidade, o cachorro está desidratado.

Diante de um caso de desidratação, o mais importante é que o cachorro recupere os líquidos e os minerais que perdeu. É preciso oferecer água, mas pouco a pouco, para evitar que ele vomite. Muitas vezes, depois de episódios de diarreias e vômitos, os cachorros resistem a ingerir qualquer coisa. Nesse caso, você pode dar o líquido com uma seringa sem agulha, de maneira constante ao longo do dia.

(Foto: Reprodução Internet)
(Foto: Reprodução Internet)

Outra boa alternativa é dar a ele um caldo de frango ou de carne leve, que contém vitaminas, minerais e além do mais ajuda na hidratação. O cheiro pode fazer com que o animal se sinta estimulado a beber de forma mais simples.

Por último, existe uma alternativa simples e segura: o soro líquido para bebês, que também serve para cachorros. Ele é especialmente útil se o animal apresentou muitos vômitos e diarreia. No entanto, antes de fazer isso, você pode consultar seu veterinário para que ele lhe recomende a marca mais adequada.

Se depois de todas estas alternativas seu cachorro continuar sem beber líquidos e parecer cada vez mais apático e doente, você deve levá-lo com urgência ao veterinário. É muito importante que o animal recupere os líquidos perdidos ou sua saúde estará em risco.

Fonte: Como Animais

Você viu?

Ir para o topo