EnglishEspañolPortuguês

Bahia é o estado com mais encalhes de baleias jubartes

27 de outubro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

A Bahia é o estado com maior número de baleias jubartes. O Projeto Baleia Jubarte registrou, até o momento, 46 encalhes destes animais, sendo 27 na Bahia.

Do total de ocorrências, 17 encalhes ocorreram com filhotes de baleias jubarte e nove animais encalharam com vida (dois jovens e sete filhotes). Das 46 baleias jubartes encalhadas, o projeto, que conta com o Patrocínio da Petrobras, participou do atendimento de 30 delas.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Após a Bahia, está o Espírito Santo, com 11 ocorrências. Já o Rio de Janeiro e Sergipe contabilizam dois encalhes cada. Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas e Paraíba, um encalhe. Dois filhotes e um animal juvenil foram entregues ao mar com vida, lembra a médica veterinária Adriana Colosio. “Cinco morreram antes do atendimento da equipe de Resgate chegar ao local e teve também uma baleia juvenil que morreu depois de dois dias encalhada”, afirma.

No último dia 30, um filhote de baleia jubarte foi encontrado morto no município de Prado, na Bahia. Já no dia 18 de julho, uma baleia jubarte foi encontrada morta na praia do Espelho, em Porto Seguro, no sul do estado. Em junho, uma baleia jubarte também foi encontrada morta, desta vez em Nova Viçosa, no sul baiano.

O Projeto Baleia Jubarte divulgou os contatos da equipe do Programa de Resgate do projeto, que além de baleias atende também lobos marinhos, botos e golfinhos. São aceitas ligações a cobrar. Praia do Forte: 71-3676-1463 e 71-8154-2131 ou Caravelas: 73-3297-1340 e 73-8802-1874.

Fonte: IBahia

Você viu?

Ir para o topo