EnglishEspañolPortuguês

ONG denuncia abusos extremos aos animais em Aguascalientes no México

26 de outubro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Simone Gil Mondavi (da Redação – Argentina)

Foto: divulgação
Foto: divulgação

O grupo de resgate animal “Dignidad Perruna” denunciou que a cidade de Aguascalientes, no México, está em uma situação grave de abuso de animais e falta de consciência de tutores em cuidar de seus bichos. As informações são de La Jornada.

Maria Eugenia Ramirez, membro da associação, disse que eles recebem aproximadamente sete denúncias diárias sobre animais abandonados, abuso ou negligência, que são na sua maioria feitas pelos vizinhos dos tutores que relatam o mau estado dos animais, “Tive cães em casos extremos de desnutrição, tutores que jogam animais nas ruas, como se os animais já não servissem”.

Além disso, ela explicou que o constante crescimento da população animal e com a pouca regulamentação, é difícil de estabelecer um controle em Aguascalientes. No entanto, a deputada eleita pelo Partido Verde Ecologista do México Anayeli Muñoz estimou que pudesse haver mais de 200 mil animais domésticos no Estado.

Maria Eugenia Ramirez disse que os relatórios têm aumentado mais do que a capacidade dos municípios da capital (Cidade do México) em avaliá-los e, na medida do possível,  interceder e colocar os animais em um lar adotivo ou levá-los para dar-lhes atenção.

Ela afirmou também que algumas vezes é mais complicado ir para as instâncias das organizações ambientais já que os processos são muito demorados, se estendendo a semanas e deixando de ser úteis. “Realmente não ajudam muito”.

Segundo Ramirez, as parcerias com o Estado podem servir como mediadores, mas não podem impor sanções para o que os maus-tratos de animais parem. “Muitas vezes você fala com eles para entenderem que os animais são nossos semelhantes, mas nem pelas autoridades você pode fazer alguma coisa”.

Reiterou também que é urgente aumentar as sanções sobre pessoas que violam a Lei Estadual de Proteção dos Animais, “já multadas, as pessoas veem que esta não é um brincadeira. Se você maltratar um animal, você vai ser multado”, adicionou que as organizações estão a favor da criação de um controle especializado que auxilia os organismos estatais a combater o abuso animal.

Você viu?

Ir para o topo