EnglishEspañolPortuguês

Grupos se manifestam contra uso de animais em testes de cosméticos

24 de outubro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Deputados estão debatendo o assunto na Câmara. (Foto: Divulgação/Frente Parlamentar)
Deputados estão debatendo o assunto na Câmara. (Foto: Divulgação/Frente Parlamentar)

A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Animais e entidades de proteção animal, fizeram na manhã desta quarta-feira (23), um ato simbólico em apoio a campanha Liberte-se da Crueldade, que tem como objetivo a proibição nacional de testes em animais para a produção de cosméticos.

Cerca de 150 animais foram resgatados por ativistas no Instituto Royal, que faz testes para cosméticos. (Foto: Reprodução/TV Record)
Cerca de 150 animais foram resgatados por ativistas no Instituto Royal, que faz testes para cosméticos. (Foto: Reprodução/TV Record)

Grupos estão na Câmara dos Deputados para tentar convencer o governo a intervir contra os testes e para sensibilizar parlamentares para a defesa da causa. Mais de 180 deputados já assinaram a declaração “Liberte-se da Crueldade”. Os cartazes da declaração estão disponíveis para a assinatura durante a mobilização.

A mobilização ocorre depois que cerca de 150 manifestantes invadiram na madrugada de sexta-feira (18), a unidade do Instituto Royal de São Roque, localizada no km 56 da rodovia Raposo Tavares, no interior de São Paulo. Ativistas protestavam contra possíveis atividades de crueldade com animais em testes de produtos farmacêuticos realizados pela empresa. Mais de 200 animais foram retirados de laboratório e alguns estavam congelados em nitrogênio.

Segundo a assessoria da Frente Parlamentar, o trabalho contra os testes já vinha sendo feito e agora a expectativa é que ganhe reforço dos parlamentares.

De acordo com a assessoria, o deputado Ricardo Izar, que preside a frente, vai se reunir com o ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, às 15h desta quarta-feira, para entregar um pedido para que os testes com animais sejam proibidos.

A Câmara dos Deputados instalou nesta terça-feira (22) uma comissão externa para apurar as denúncias de maus-tratos contra animais no Instituto Royal em São Roque, no interior de São Paulo.

Com informações de R7

Você viu?

Ir para o topo