EnglishEspañolPortuguês

DIG de Sorocaba (SP) assume investigações sobre Instituto Royal

24 de outubro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Sorocaba (SP) assumiu nesta quinta-feira (24) as investigações sobre o Instituto Royal de São Roque (SP). A DIG vai apurar denúncias de maus-tratos aos animais usados como cobaias pelo laboratório e a invasão da empresa por um grupo de ativistas, que levou 178 cães da raça Beagle e sete coelhos do local na madrugada da sexta-feira (18).

Segundo o delegado Marcelo Carriel, da delegacia seccional de Sorocaba, a proporção do assunto extrapolou a jurisdição de São Roque, onde as investigações começaram. Segundo ele, mais de 20 pessoas já foram identificadas e devem ser ouvidas por carta precatória nos próximos dias.

A polícia abriu dois inquéritos. O primeiro trata dos eventuais maus-tratos que os animais do Instituto Royal sofriam. Será investigada a regularidade técnica e legal do centro de pesquisas. “Na questão técnica temos que verificar se o instituto cumpre as exigências de órgãos fiscalizadores do Brasil e internacionais. E a questão legal, se estão de acordo com a lei”.

O outro inquérito apura a invasão do Instituto Royal propriamente. De acordo com o delegado, quem participou da invasão pode ser indiciado por furto qualificado (pela invasão ter ocorrido em período noturno) tanto dos animais quanto de equipamentos, arrombamento, danos ao patrimônio e eventual formação de quadrilha.

Próximos Passos

O delegado responsável pela Delegacia de Investigações Gerais de Sorocaba, José Urban Filho, disse que já foram enviadas cartas precatórias para que as pessoas identificadas prestem depoimentos nas cidades onde residem. “Mesmo assim vamos acompanhar pessoalmente as oitivas e lançar mão do setor de inteligência da DIG de Sorocaba para apurar o caso”.

Os três cães encontrados também deverão ser requisitados pela polícia para serem avaliados por veterinários e os laudos serem incluídos no inquérito, que tem 90 dias para ser concluído.

Para o delegado de São Roque, Marcelo Pontes, a mudança no comando das investigações dará mais fôlego para que o trabalho policial siga. “Nos últimos dias, o trabalho da delegacia ficou parcialmente interrompido pela dimensão que o caso dos cachorros alcançou. Nós continuaremos ouvindo as testemunhas, auxiliando no trabalho de investigação da DIG, mas teremos tempo para continuar com as demais investigações”, afirmou.

No fim do inquérito, as conclusões serão encaminhadas para o Fórum de São Roque.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo