EnglishEspañolPortuguês

Beagles que estão com deputado devem passar por perícia

24 de outubro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

 

(Foto: Facebook / Reprodução)
(Foto: Facebook / Reprodução)

Os dois cães da raça beagles retirados do Instituto Royal durante invasão, e posteriormente encontrados na rua, em São Roque (SP), devem passar por exame de perícia para comprovar indícios de maus-tratos sofridos no centro de pesquisas. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, os animais poderão permanecer sob a tutela de seu fiel depositário até que haja uma decisão da Justiça sobre seus destinos. Os cachorros teriam sido entregues oficialmente a uma advogada de São Roque, mas estão na casa do deputado federal Ricardo Tripoli (PSDB-SP).

Vinte pessoas que participaram da invasão, na sexta-feira, foram identificadas. Sete, que vivem em São Roque, foram chamadas para prestar depoimento na delegacia da cidade. Os demais deverão ser ouvidos por carta precatória em seus municípios.

A delegacia, que investiga os maus-tratos aos animais no Instituto Royal e a invasão ao local, recebeu ainda um pen drive que teria comprovações de crueldade contra os cães usados para pesquisas. O material foi encaminhado para a o perícia.

Ativistas resgataram animais de Instituto

Ativistas invadiram, por volta das 2h de 18 de outubro de 2013, a sede do Instituto Royal, em São Roque, no interior de São Paulo, para o resgate de cães da raça beagle que seriam usados em pesquisas científicas. Mais tarde, coelhos também foram retirados do local. Cerca de 150 pessoas participaram da invasão. Ao todo, 178 cães foram retirados do instituto. O centro de pesquisas era alvo de frequentes protestos de organizações pelos direitos dos animais.

Os beagles são usados por ter menos variações genéticas, o que torna os resultados dos testes mais exatos. Apesar de os ativistas relatarem diversas irregularidades, perícia feita no Instituto Royal não pode confirmar maus-tratos aos animais. No dia seguinte à invasão, um novo protesto terminou em confronto entre policiais militares e manifestantes e provocou a interdição da rodovia Raposo Tavares. Quatro pessoas foram detidas.

Fonte: Terra Notícias

Você viu?

Ir para o topo