EnglishEspañolPortuguês

Ativista convoca sociedade a debater experimentação com animais

24 de outubro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

Maurício Varallo é diretor do site Olhar Animal, que se dedica à defesa dos Direitos dos Animais, sendo um nome nacionalmente conhecido por seu ativismo. O episódio ocorrido no Instituto Royal, que trouxe à tona uma série de questões que envolvem a experimentação animal no Brasil, tem promovido uma série de discussões na sociedade. Discussões que vão desde as implicações éticas sobre a utilização de seres sencientes em experimentos que promovem sofrimento e dor até questões políticas, já que diversas instituições recebem dinheiro público para apoiar suas pesquisas, muitas vezes usadas por indústrias e outras empresas que tem como objetivo o lucro.

Maurício analisa a importância da participação da sociedade no debate de temas como este, que muitas vezes se beneficia do desconhecimento e do silêncio da população. Para ele, é momento de se ampliar o debate, incluindo representações diversas da sociedade, dando transparência a esses tipos de experimentação, mostrando como é feita, e quais seus reais objetivos e sua validade científica.

Beagle retirado do Instituto Royal. (Foto: Jardiel Carvalho/Frame/Folhapress)
Beagle retirado do Instituto Royal. (Foto: Jardiel Carvalho/Frame/Folhapress)

Muitos cientistas defendem hoje que a experimentação animal como elemento de segurança para lançamento de produtos para humanos é desnecessária, e sem função objetiva, já que o teste em seres de espécies diferentes podem não ser confiáveis, afinal.

O ativista convoca a sociedade para aprofundar-se nesta questão, classifica que as grandes indústrias, ao afirmar que sem os testes em animais é impossível lançar produtos seguros, realizam chantagens emocionais. E defende que, na realidade, elas têm como motivação os lucros, uma vez que testes em animais saem mais barato do que aqueles feitos utilizando as novas tecnologias disponíveis.

Fonte: EBC

Você viu?

Ir para o topo