EnglishEspañolPortuguês

Lagartos da maior espécie do Brasil são resgatados em Botucatu (SP)

22 de outubro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) de Botucatu (100 quilômetros de Bauru) resgatou, no último final de semana, dois lagartos da espécie teiú-branco (tupinambis teguixin), conhecidos como um dos maiores do Brasil. Um estava no Jardim Ciranda e o outro no distrito de Rubião Júnior.

A espécie é encontrada em todo o País, principalmente em áreas abertas de cerrado e campos, mas também pode ser vista em florestas e áreas de plantações.

Estes animais vivem no chão, geralmente próximos a pedras, onde tomam seu banho de sol.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Podem atingir até 1,5 metro comprimento. A longa cauda corresponde a dois terços do tamanho do corpo. A língua é bífida (com duas pontas) e a mandíbula forte e repleta de dentes pontiagudos.

Normalmente apresenta coloração negra, com manchas amareladas ou brancas sobre a cabeça e membros. Os filhotes são esverdeados, coloração que vai desaparecendo de acordo com o desenvolvimento dos animais.

Alimentam-se de ovos, pequenos animais, frutas, flores e folhas. Ovíparo, põe em média de 12 a 30 ovos, que são incubados por um período de 90 dias. Os ovos são geralmente postos em cupinzeiros abandonados. Os teiús são animais silvestres protegidos por lei, por isso sua caça ou morte é considerado crime ambiental.

“É comum, nos bairros que fazem transição com áreas rurais, estes lagartos entrarem em residências e serem acuados por cães. Neste caso não tente capturar estes répteis, pois, para sua defesa, eles poderão dar golpes com a cauda ou tentar morder. Entre em contato com a VAS ou com o Corpo de Bombeiros para o resgate do animal”, orienta Valdinei Moraes Campanucci da Silva, supervisor de Serviços de Saúde Ambiental e Animal de Botucatu.

Fonte: Jc Net

Você viu?

Ir para o topo