EnglishEspañolPortuguês

Deputado Federal Acelino "Popó" Freitas condena testes em animais

20 de outubro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por CONCEA

O tetracampeão mundial de boxe e Deputado Federal, Acelino “Popó” Freitas (PRB/Bahia), ofereceu seu suporte à campanha Liberte-se da Crueldade da Humane Society International para acabar com os testes de cosméticos em animais. Para mostrar seu apoio, ele assinou a declaração Liberte-se da Crueldade e apareceu em um vídeo . A HSI recentemente apresentou um pleito para banir todos os testes cosméticos em animais para o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. A próxima reunião plenária do CONCEA será em 23-24 de Outubro.

O testes de produtos e ingredientes cosméticos em animais são banidos por toda a Europa, Israel e Índia, porém, no Brasil, os regulamentos de cosméticos ainda dependem fortemente em testes de toxicidade dolorosos oral, cutânea e ocular em coelhos e roedores. As orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) ainda incluem testes nas genitálias de coelhos, que são desatualizados e amplamente abandonados em outros locais do mundo. Os testes de toxicidade de cosméticos são notoriamente duvidosos e causam sofrimento considerável incluindo inchaço, olhos ulcerados, sangramento e rachadura na pele, danos aos órgãos internos, coma e até morte.

O Deputado Acelino “Popó” Freitas declarou : “Eu me declaro Livre de Crueldade, por isso chega de cosméticos usando animais. Sabe porquê? Porque é a hora de dar um nocaute para estes métodos cruéis e obsoletos para testar cosméticos.”

Helder Constantino, gerente da campanha Liberte-se da Crueldade da HSI, afirmou: “O Deputado Acelino Popó Freitas é um símbolo nacional de sucesso para milhões de brasileiros. Nós estamos honrados por ele nos emprestar seu espírito de luta para ajudar a salvar animais de testes de cosméticos dolorosos e desnecessários.”

Liberte-se da Crueldade é parte da maior campanha do mundo para terminar com o teste de cosméticos em animais e é auxiliado pela ARCA Brasil, ProAnima e pelo Fórum Nacional para a Proteção e Defesa dos Animais. No mundo, a HSI e seus parceiros da Liberte-se da Crueldade estão liderando este movimento para acabar com a crueldade dos cosméticos na Austrália, Brasil, China, Coréia, Nova Zelândia, Rússia e muito mais. A Liberte-se da Crueldade nos Estados Unidos é impulsionada pela Humane Society of the United States.

Você viu?

Ir para o topo