EnglishEspañolPortuguês

Comediante e ativista Ricky Gervais participa de campanha contra touradas

20 de outubro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Ricky Gervais, que recentemente convocou os seus fãs para protestarem contra a matança dos texugos no Reino Unido, juntou-se agora a uma campanha contra as touradas da Espanha. As informações são da Ecorazzi.

O comediante é um exemplo de celebridade americana que costuma se engajar nas mais diversas lutas para defesa de animais não-humanos, conforme alguns exemplos publicados pela ANDA em 2010 e no início deste ano .

“Touradas são tão cruéis! Não posso imaginar nada pior que infligir terrível dor, pânico e sofrimento a um belo animal em nome do entretenimento humano”, disse Gervais. Ele aderiu à campanha “Love Spain, Hate Bullfighting” (“Ame a Espanha, Odeie Touradas”) da ONG Humane Society International (HSI), que apela para que o  governo espanhol coloque um fim à prática tradicional, em um movimento que “deveria claramente atingir os corações de pessoas em todo o mundo”, segundo os organizadores.

A organização disponibilizou em seu site o modelo de uma carta para ser enviada à UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). O protesto ocorre em um momento em que o governo da Espanha  considera aprovar uma lei que deverá proteger as touradas com base no desgastado argumento de que “fazem parte da herança cultural do país”, de modo a permitir que ainda mais recursos públicos continuem sendo usados para financiar e promover tais barbáries.

De acordo com uma declaração da campanha: “Nesse exato momento, o governo da Espanha está estudando uma Lei para proteger e promover as touradas, um espetáculo ultrapassado que causa morte lenta e torturante a um belo touro. A maioria dos cidadãos espanhóis não apoia esses eventos, nem quer que seus impostos sejam utilizados para patrociná-los. A tormenta e a morte de animais para diversão humana, ou por razões culturais, são algo inaceitável. É cruel e fora de moda, e não tem lugar em uma sociedade moderna”.

Segundo o Ecorazzi, 250 mil touros são mortos em touradas a cada ano. “Os animais são esfaqueados várias vezes antes de sofrerem mortes lentas e agonizantes em frente a uma audiência, incluindo crianças…Touradas não são “lutas justas” entre um touro e um matador, mas formas altamente encenadas de crueldade animal, sancionadas e subsidiadas por governos”. A organização relata que a frequência às touradas está caindo e proibições foram decretadas em vários países e cidades. Espanha, França, Portugal, Colômbia, Venezuela, Peru, Equador e México ainda permitem e patrocinam touradas, de acordo com a organização.

Você viu?

Ir para o topo