EnglishEspañolPortuguês

Autoridade internacional reconhece trabalho de proteção animal de Curitiba (PR)

20 de outubro de 2013
3 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A médica veterinária americana Melinda Merck, autoridade internacional em prevenção contra os maus-tratos aos animais, acompanhou de perto os trabalhos de uma equipe da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba. Ela está em Curitiba para o 1° Curso Nacional de Acreditação em Polícia de Proteção Animal.

Melinda acompanhou várias ações da Rede. Entre elas, participou de vistorias a denúncias de maus-tratos e visitas a instituições protetoras de animais.

“O que eles estão fazendo é louvável, principalmente porque se preocupam muito com a educação sobre a guarda responsável e a proteção animal, o que faz toda a diferença”, disse. Ela afirmou que Curitiba tem uma oportunidade única no cenário brasileiro e mundial de se tornar um exemplo bem-sucedido de proteção animal

Pela primeira vez na capital do Paraná, Melinda Merck é consultora da polícia americana da SPCA (Society for the Prevention of Cruelty to Animals) e diretora da Internacional Veterinary Forensic Sciences Association.

“O problema da proteção animal é muito complexo e não pode ser resolvido apenas pelo poder público, mas exige o envolvimento da comunidade”, comentou. “Por isso defendo a importância da educação, em especial desde a infância, em relação aos bons tratos com os animais”, explicou a médica.

A Rede de Defesa e Proteção Animal, subordinada à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, é um programa que envolve vários agentes públicos, da iniciativa particular e do terceiro setor, na busca de melhores condições de vida para a fauna da cidade. Entre outras ações, a Rede coordena o projeto Veterinário Mirim, uma ação educativa que promove a reflexão sobre o tema junto aos alunos da rede municipal de ensino.

“O fortalecimento da Rede neste ano fez com que aumentasse o número de denúncias feitas pelo telefone 156 da Prefeitura, que chega hoje a uma média de 25 a cada dia”, explica o diretor do departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Alexander Biondo.

Todas as denúncias de maus-tratos recebidas são fiscalizadas por equipes da Rede, num prazo máximo de três dias. Os animais encontrados em más condições são castrados, microchipados, vacinados e podem ser encaminhados para a adoção.

Polícia de Proteção Animal

Ao lado de vários outros especialistas nacionais e internacionais, Melinda está em Curitiba para participar do I Curso Nacional de Acreditação em Polícia de Proteção Animal. Inédito no Brasil, o curso foi oferecido para guardas municipais, policiais estaduais, federais e peritos criminais e se encerrou nesta quinta-feira (17), no setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná.

A meta principal é dar mais subsídios aos profissionais de segurança pública que atuam em ocorrências de crime contra a fauna, para que trabalhem melhor e de forma integrada.

“O objetivo é habilitar os profissionais no atendimento de ocorrências envolvendo animais”, explicou Biondo, que fez uma das palestras. Entre os convidados internacionais, além de Melinda Merck, está o amerciano Lee Goff, diretor do programa Chaminade Forensic Sciences e membro da Academia de FBI em Quantico, Virginia. Também veio a Curitiba para participar do curso o britânico David Bailey, cientista forense, fundador e diretor do primeiro curso de pós-graduação em Medicina Veterinária Forense e Direito.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Você viu?

Ir para o topo