EnglishEspañolPortuguês

Sábado de protesto contra o Instituto Royal em Porto Alegre (RS)

19 de outubro de 2013
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O caso dos beagles que eram usados para testes científicos pelo Instituto Royal mobilizou os gaúchos a fazerem um protesto neste sábado (19), na Capital. A página criada no facebook já conta com mais de 700 confirmações na manifestação que será realizada na Avenida Bento Gonçalves, 9500, Bairro Agronomia (Setor 4, prédio 43.421/S113), das 10h às 13h. Algumas pessoas virão de outras cidades do Estado para participar do evento.

Relembre o caso e confira novas informações:

Ativistas invadiram, por volta das 2h desta sexta-feira, dia 18, a sede do Instituto Royal, em São Roque, no interior de São Paulo, para resgatar cães da raça beagle que eram usados em testes para fabricação de cosméticos e produtos farmacêuticos.

Segundo a rádio CBN, aproximadamente 150 pessoas participaram da invasão e resgataram 178 beagles. Mais tarde, coelhos também foram retirados do local.

Muitas pessoas acompanharam o movimento pelas redes sociais e apoiaram a iniciativa. Várias páginas foram criadas no facebook para relatar os maus-tratos, organizar novas manifestações e colocar os animais resgatados para adoção. Pelo instagram, centenas de pessoas e celebridades publicaram fotos e vídeos de cães feridos. A cobrança dos ativistas é para que o Instituto utilize “métodos substitutivos” na pesquisa científica.

A intenção é que não se utilize mais os animais nessas pesquisas, e sim métodos matemáticos e computacionais. Os cães da raça beagle são escolhidos para esses testes por serem de médio porte, dóceis e considerados de raça pura, teoricamente com menos variações genéticas, o que torna os resultados mais exatos.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Deputado Federal Ricardo Tripoli (PSDB-SP) informou em sua página no facebook que, segundo a Promotoria de Justiça de São Roque, não há nenhum mandado de busca e apreensão para reaver os animais. O deputado também colocou sua equipe jurídica à disposição dos ativistas que precisarem de defesa judicial.

A página do facebook “Adote um animal resgatado do Instituto Royal” está com mais de 220 mil seguidores. Lá, os protetores alertam que os beagles estão com chip de identificação e que há uma ordem judicial para que eles sejam resgatados, caso tenham sido encaminhados a clínicas veterinárias, e devolvidos ao Instituto Royal.
E fazem um alerta: “chamem apenas veterinários de confiança e, se possível, que atendam em casa. Tomem cuidado com clínicas veterinárias e lojas Pet”. Segundo consta na página, alguns locais estão aceitando doações de ração e medicamentos. Não será aceito dinheiro. Se você quiser ajudar, segue abaixo os endereços:

* Cantinho animal (Rua Dr. Altino Arantes, 647, Vila Mariana, São Paulo)
* Zena Caffè (Rua Peixoto Gomide, 1901, Jardins, São Paulo)
* Mister Vet Centro Veterinário (Rua Turiassu, 713, Perdizes, São Paulo)
* JJ Cabeleireiros (Avenida Cidade Jardim, 1013, Itaim Bibi, São Paulo)
* Leckerhaus (Rua Dr. Melo Alves, 293, Jardim Paulista, São Paulo)
* Per Paolo (Rua Cardoso de Almeida, 1021/1049, Perdizes, Avenida Diógenes Ribeiro de Lima, 2282, Pinheiros e Rua Rio Grande, 380, Vila Mariana, São Paulo)

PROTESTO NESTE SÁBADO:
Em Porto Alegre, o protesto contra o Instituto Royal será realizado na Avenida Bento Gonçalves, 9500, Bairro Agronomia (Setor 4, prédio 43.421/S113), das 10h às 13h.

Fonte: ClicRBS

Você viu?

Ir para o topo