EnglishEspañolPortuguês

Lei que autoriza genocídio de cães divide opiniões na Romênia

18 de outubro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

É quase impossível caminhar pelas ruas da capital da Romênia, Bucareste, por mais de cinco minutos sem se deparar com um cão abandonado. De acordo com estimativas oficiais, há cerca de 65 mil cães sem tutor na cidade – aproximadamente um para cada 30 moradores da capital romena.

Mas esta situação está prestes a mudar, caso uma nova lei aprovada pelo parlamento em setembro e que enfrenta grande resistência de defensores dos direitos animais receba a sanção do presidente Traian Basescu.

(Foto: Reprodução Internet)
(Foto: Reprodução Internet)

A lei estabelece que todos os cães em canis públicos, caso não sejam adotados ou recuperados por seus tutores em um prazo de duas semanas, possam ser assassinados.

A proposta tem muito apoio na Romênia, mas sofreu críticas em várias partes do mundo – com alguns ativistas implorando para que se evite um massacre.

Protestos
A proposta de assassinar os cães abandonados foi aprovada no parlamento do país depois da morte de um menino de quatro anos, Ionut Anghel,  após o suposto ataque de um cão em Bucareste no último dia 2 de setembro.

Após o ataque, o prefeito, Sorin Oprescu, anunciou que realizaria um referendo para aprovar a morte dos cães da cidade. Com a aprovação da lei pelo Parlamento, isso passou a não ser mais necessário, bastando que a Corte Constitucional do país aprovasse a medida e ela recebesse o aval do presidente.

Em 25 de setembro, a Corte emitiu um parecer dizendo que a lei é constitucional. Por sua vez, o presidente já disse que pretende sancionar a mudança. O projeto de lei também estabelece o registro obrigatório de todos os cães e prevê penas duras para pessoas que abandonarem seus animais.

Em alguns países, a proposta gerou protestos em frente a embaixadas romenas. Celebridades como Brigitte Bardot e Pamela Anderson se manifestaram publicamente contra o projeto.

A repercussão internacional acabou dando força aos simpatizantes da iniciativa de matar os cães, que dizem que os ”amantes de animais” – nome usado no país para, em parte, atacar, de forma depreciativa, os defensores dos cães abandonados – estão distorcendo a verdade ao difundir, em alguns casos, fotos mostrando atos de crueldade contra cães abandonados feitas em outros países, alegando que foram feitas na Romênia.

Fonte: MSN Notícias

Você viu?

Ir para o topo