EnglishEspañolPortuguês

Indignação sobre o abuso a “Puppy Doe” cresce nos Estados Unidos

18 de outubro de 2013
5 min. de leitura
A-
A+

Por Claudia Braghetto (da Redação)

A nova tutora de Kiya se livrou dela alguns meses depois, aparentemente, porque não a queria mais ou não poderia cuidar dela. De alguma forma, Kiya acabou nas mãos de monstros. (Foto: Reprodução)
A nova tutora de Kiya se livrou dela alguns meses depois, aparentemente, porque não a queria ou não poderia mais cuidar dela. (Foto: Reprodução)

Esta doce e pequena filhote de pit bull malhada e branca já teve um nome. Ela agora é conhecida para o mundo como “Puppy Doe”, mas antes era chamada de Kiya e era amada. Quando o proprietário do imóvel decidiu que sua tutora não poderia ficar com um filhote de pit bull, entretanto, um anúncio na Craigslist (rede de anúncios gratuitos online) permitiu que Kiya encontrasse um novo lar. Foi neste instante em que a verdadeira tragédia começou a se desenrolar.

A nova tutora de Kiya se livrou dela alguns meses depois, aparentemente, porque não a queria ou não poderia mais cuidar dela. De alguma forma, Kiya acabou nas mãos de monstros.

No dia 23 de agosto, um transeunte achou Kiya abandonada próximo a um parquinho na cidade de Quincy, Massachusetts. Ela mal estava viva e sofreu tantos abusos que não conseguia andar. As autoridades a apelidaram de “Puppy Doe”.

Puppy Doe havia sido torturada. Ela tinha sido “estirada”, que é um estilo medieval de tortura que estica os membros até que eles sejam separados das articulações. Seu pulso, tornozelo e ossos do cotovelo foram separados das articulações, e um osso da perna quase foi quebrado ao meio.

É Assim Que Assassinos em Série Começam

“É altamente improvável que uma crueldade sádica deste nível seja direcionada a um animal e não seja parte de um padrão envolvendo outros animais ou talvez pessoas vulneráveis”, disse o promotor de Norfolk, Michael W. Morrissey, em um comunicado a imprensa sobre este caso.

“Eu falei com o Chefe da Polícia de Quincy, Paul Keenan, e nós dividimos um senso de urgência aqui, assim como a Liga de Resgate Animal [de Boston]”, acrescentou Morrissey. “É prudente proceder como se o criminoso, ou criminosos, tivessem seguido em frente e estão agora apontando esta violência e crueldade para outro alvo e precisam ser impedidos”. Um promotor com experiência e treinamento em casos de crueldade contra animais estará trabalhando com ajuda da polícia nessa investigação.

“Os oficiais estão absolutamente corretos. Quem cometeu este abuso precisa ser encontrado e detido assim que possível. Quem cometeu o crime fará isso novamente a outros animais, e eventualmente a humanos também. Pessoas não cometem atrocidades como essa apenas uma vez”.

Paranoia de Pit Bull e Craigslist – Uma Combinação Letal

Parece que uma combinação de preconeito contra pit bulls e ingenuidade em relação à realojamento de cães através de Craigslists foi a culpada por colocar Kiya no caminho do mal.

“Ninguém estava disposto a alugar uma residência para uma pessoa com um pit bull e mais dois cães. Nós procuramos por quatro meses”, contou a primeira tutora de Kiya ao Boston Herald. “Nós até oferecemos ao proprietário mais dinheiro”. Ela ficou horrorizada ao descobrir o que tinha acontecido ao seu cão. Ela pensava que Kiya estava feliz em um novo lar e não sabia que ela havia sido repassada para pessoas desconhecidas.

Respondendo às críticas em continuar permitindo anúncios de animais para adoção na Craigslist, o CEO Jim Buckmaster disse que não irá colocar um fim a esses anúncios. Ele disse em seu blog que a Craiglist tem sido uma forma dos próprios voluntários de abrigos de animais encontrarem novos lares para os cães abandonados que eles cuidam. Segundo o CEO, as listas de anúncios do Craiglist evitam tomadas de decisão contra o bem-estar animal, como o confinamento por tempo prolongado e a morte.

Esses anúncios, sem dúvidas, encontram bons e novos lares para muitos animais em casos em que as pessoas fazem um esforço e tomam alguns cuidados. Mas não, a resposta de Buckmaster não é satisfatória, pois sempre haverá muitas pessoas indiferentes por aí que irão oferecer animais apenas para tirá-los de casa e de suas mãos.

As adoções de sucesso da Craigslist prevalecem sobre as histórias de terror? Temos alguma forma de saber?

“Puppy Doe” Inspira Vigília, Recompensas e Legislação

Amantes de cães por todo o país, com seus corações despedaçados, estão encenando vigílias para lembrar Kiya. Centenas apareceram em Boston no dia 28 de setembro.

Organizadores estão se preparando para uma enorme vigília na cidade de Nova Iorque no dia Nacional de Conscientização sobre Pit Bulls, no sábado, dia 26 de outubro, das 17h às 20h.

Senador no estado de Massachusetts, Bruce Tarr, propôs uma legislação em seu estado chamada de Protecting Animal Welfare and Safety (PAWS), que aumentaria as penalidades dos condenados por abusos a animais e criaria um cadastro de criminosos para prevenir os condenados de terem a guarda de animais domésticos.

Não faltam recompensas por informações que levem à prisão e condenação dos responsáveis por este crime devastador. A Liga de Resgate Animal de Boston está oferecendo cinco mil dólares, o Fundo de Defesa Animal está oferecendo dois mil e os abrigos Misty’s Journey/Second Chance estão oferecendo onze mil, para citar alguns.

Se você tem interesse em acompanhar o progresso do caso Puppy Doe, curta a página “Justice for Puppy Doe” no Facebook.

Você viu?

Ir para o topo