EnglishEspañolPortuguês

Oficiais do Vietnã apreendem 1,8 toneladas de presas de elefante

17 de outubro de 2013
4 min. de leitura
A-
A+

Por Juliana Meirelles (da Redação)

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Os funcionários aduaneiros em Hai Phong, uma cidade portuária do norte do Vietnã, apreenderam cerca de duas toneladas de presas de elefante na semana passada. As presas, que estavam sendo transportadas da Malásia para a China, foram escondidas em sacos de conchas do mar. As informações são do Care2.

Elefantes machos asiáticos podem ter presas tão longas quanto às dos elefantes africanos, mas elas são geralmente mais finas e mais leves. Basta tentar imaginar o que duas toneladas de presas devem parecer. E, em seguida, lembrar que há provavelmente pelo menos cem elefantes asiáticos mortos, com suas presas cortadas.

Tragicamente, este é apenas o exemplo mais recente de uma série de denúncias de caça a elefantes.

Em 2009, as autoridades de Hai Phong confiscaram cerca de 7 toneladas de marfim contrabandeado da Tanzânia, na maior tal apreensão do país.

O Vietnã de fato proibiu a caça da população cada vez menor de elefantes, mas em ambos os países, Vietnã e China, presas de elefante e outras partes de seu corpo são valorizados para decoração, como talismãs e joias, e para o uso na medicina tradicional.

Elefantes são encontrados na Ásia e na África, e em ambos os continentes são classificados como ameaçados de extinção. (Foto: Reprodução)
Elefantes são encontrados na Ásia e na África, e em ambos os continentes são classificados como ameaçados de extinção. (Foto: Reprodução)

Mesmo que o país tenha proibido o comércio de marfim em 1992, as lojas ainda pode vender marfim que tenha sido produzido antes da proibição.

Elefantes são encontrados na Ásia e na África, e em ambos os continentes são classificados como ameaçados de extinção de acordo com a Lista Vermelha instituída pela União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN).

O World Wildlife Fund estima que existam entre 25.600 e 32.750 elefantes asiáticos deixados na natureza, com a maior população na Índia. A subespécie mais recentemente identificada, “elefante pigmeu”, o Borneo, foi estimada em menos de 1.500 indivíduos.

Neste caso mais recente, relatórios do incidente não darão o valor da remessa, mas na semana passada uma remessa de 770 quilos de presas de marfim em Hong Kong teve um preço de venda estimado de 1.490 mil dólares americanos, de acordo com funcionários da alfândega da cidade.

O World Wildlife Fund estima que existam entre 25.600 e 32.750 elefantes asiáticos deixados na natureza, com a maior população na Índia. (Foto: Reprodução)
O World Wildlife Fund estima que existam entre 25.600 e 32.750 elefantes asiáticos deixados na natureza, com a maior população na Índia. (Foto: Reprodução)

O comércio internacional de marfim foi banido essencialmente desde 1989, após a população de elefantes africanos cair de milhões em meados do século 20 para apenas 600 mil até o final da década de 1980.

De acordo com a organização Bloody Ivory:

“Durante algum tempo, parecia estar funcionando, mas desde 1997 tem havido tentativas sustentadas por alguns países para enfraquecer a proibição. Em 1999, Botswana, Namíbia e Zimbábue foram autorizados a uma “venda experimental”’ de mais de 49,000 kg de marfim ao Japão. Então, em 2002, mais uma venda foi aprovada, o que finalmente ocorreu em 2008 – e resultou em 105 mil kg de marfim que estão sendo enviados para a China e Japão.

Hoje, os níveis de caça e o comércio ilegal estão fora de controle mais uma vez. Em muitas áreas, as taxas de caça são agora o pior que tem sido desde 1989. Em 2009, mais de 20.000 kg de marfim foram apreendidos pela polícia e pelas autoridades aduaneiras em todo o mundo e, em 2011, apenas treze das maiores apreensões totalizaram mais de 23 mil kg, quebrando todos os recordes desde a proibição do marfim.”

Continuando esta tendência, a Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas (CITES) relata que mais de 25 mil elefantes foram caçados em 2012.

Com um mercado negro global de vida selvagem de mais de 19 bilhões de dólares, a ameaça aos elefantes chega mais uma vez a um nível crítico. Se a caça de elefantes e o comércio de marfim forem seriamente tratados, é fundamental que haja um retorno à proibição total da venda de marfim criada em 1989.

Contra a exploração de elefantes, o grupo Animal Advocates lançou uma petição para pressionar a CITES a manter a proibição de marfim e não deixar o comércio de marfim legal novamente.

Você viu?

Ir para o topo