EnglishEspañolPortuguês

Venda de animais silvestres continua impune no Paraguai

17 de outubro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Helena Barradas Sá (da Redação)

Patos silvestres oferecidos de forma cruel. (Foto: Twitter, @HugoRamirezANR)
Patos silvestres oferecidos de forma cruel. (Foto: Twitter, @HugoRamirezANR)

Em um dos mercados mais importantes da capital paraguaia é possível comprar facilmente animais silvestres, crime previsto por lei. Vereadores estudam a possibilidade de entrar com ação judicial.

Várias espécies como macacos, papagaios, patos e outros tipos de animais silvestres são exibidas em péssimas condições no Mercado Municipal nº 4, um dos mais importantes de Assunção, Paraguai.

As espécies à venda são colocadas em caixas de papelão ou pequenas jaulas, onde convivem várias espécies diferentes. Os animais estão visivelmente sujos e têm sua saúde ameaçada pelas condições em que vivem.

O vereador Hugo Ramírez, que tem acompanhado de perto as denúncias e o caso, afirmou que animais exóticos podem ser comprados a partir de 200 mil guaranis (cerca de R$ 100), violando abertamente a Lei 96/96.

“Os próprios cidadãos fizeram denúncias. Então fomos ao mercado e constatamos in situ a venda de espécies silvestres”, comentou Ramírez.

Papagaios são confinados em jaulas e até macacos são comercializados no Mercado 4. (Foto: Twitter, @HugoRamirezANR)
Papagaios são confinados em jaulas e até macacos são comercializados no Mercado 4. (Foto: Twitter, @HugoRamirezANR)

Disse ainda que será feita uma denúncia formal na Secretaria do Ambiente (Seam) e, se necessário, à Polícia Ambiental, a fim de parar com o comércio de animais silvestres.

Ramírez indagou a Administração do Mercado 4 a respeito do fato de os comerciantes poderem realizar essa atividade ilegal e questionou por que não fizeram nada. O vereador pede à população que continue denunciando os maus-tratos contra os animais.

Você viu?

Ir para o topo