EnglishEspañolPortuguês

Morte de animais em Montecristo não é um caso isolado

17 de outubro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Vinicius Siqueira (da Redação)

Foto: Prefeitura de Montecristo
Foto: Prefeitura de Montecristo

Um total de 9 cães e 1 gato foram assassinados cruelmente na tranquila cidade de Montecristo, situada na província de Córdoba, Argentina. De acordo com a análise feita pelos veterinários locais, os animais foram envenenados por estricnina ou carbamato. Mas este não é um caso isolado no pais.

Tudo se passou na madrugada de terça-feira (15), segundo o prefeito da cidade, Fernando Gazzoni, que se mostrou surpreendido com o acontecido, “parece que tudo ocorreu entre 12h30 e 1h00, quando os vizinhos começaram a alertar a polícia sobre o que se passava em um raio de 100 metros ao redor da praça central de Montecristo”.

“Eu, como prefeito, estou preocupado com o que aconteceu. Tudo se passou na praça Sarmiento, onde crianças brincam todos os dias”, disse o prefeito ao jornal La Voz.

 Tudo se passou na praça Sarmiento, onde crianças brincam todos os dias", disse o prefeito. (Foto: Reprodução)
Tudo se passou na praça Sarmiento, onde crianças brincam todos os dias”, disse o prefeito. (Foto: Reprodução)

Somente um cão foi encontrado mais distante da praça central e há 300 metros foi possível ver seu corpo já morto. “Não queremos que isto se repita, mas quem fez isso não tem consciência”, desabafou o prefeito. Três cães foram levados pela Polícia Judiciária para a realização de autópsias que visam encontrar o veneno que foi causador de suas mortes.

Além das 10 mortes, outros cinco cães foram encontrados agonizando ao redor da praça. A Polícia Judiciária, que fora acionada, investigará a matança da madrugada.

Mais mortes

O caso de Montecristo se soma a outras matanças de animais abandonados, como em Tanti, onde 20 cães foram envenenados e 11 faleceram. O caso foi tão chocante que gerou uma manifestação na cidade para que a matança cessasse.

Em Deán Funes o caso foi mais grave, com a morte de mais de 200 cães abandonados, também por envenenamento. O produto utilizado foi o Metomil, com agente ativo de carbamato. Este veneno é tão poderoso que é indicado utilizá-lo somente há distâncias maiores de 500 metros de zonas urbanas.

Já a cidade de Río Cuarto foi palco do envenenamento de seis a oito cães em frente a um hospital local. O desastre só não foi maior porque a veterinária Verónica Nuestch conseguiu salvar a vida de alguns filhotes que também haviam sido envenenados. Duas pessoas, que moram nas imediações do hospital onde os cães estavam, foram acusadas de suas mortes.

Você viu?

Ir para o topo