EnglishEspañolPortuguês

Aves silvestres presas em gaiolas são resgatadas

17 de outubro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Uma ação do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e do Ibama resgatou diversas aves silvestres mantidas em gaiolas em Ponte Serrada, no Oeste de Santa Catarina. As aves foram localizadas por meio de denúncias e as ações ocorreram no inicio do mês de outubro.

Na primeira ação foram resgatadas um papagaio verdadeiro, um papagaio-de-peito-roxo, duas maitacas verdes e uma Tiriva. Já na segunda ação foram resgatados mais dois papagaios-de-peito-roxo. “Estas ações ocorrem para fazer cumprir a legislação ambiental, segundo a qual é crime capturar, matar, maltratar ou manter em cativeiro animais silvestres sem a devida autorização. As pessoas que foram autuadas pela fiscalização foram multadas. As multas, no caso do papagaio-de-peito-roxo, são entre R$ 5 mil e 10 mil.

(Foto: Divulgações)
(Foto: Divulgações)

Segundo o biólogo e Chefe do Parque Nacional das Araucárias, Juliano Rodrigues, o foco principal destas ações é a localização de papagaios-de-peito-roxo, espécie ameaçada de extinção e que desapareceu das matas de Ponte Serrada e Passos Maia por conta da captura indiscriminada. “No Parque Nacional das Araucárias é realizado o trabalho de reintrodução do papagaio-de-peito-roxo, com a soltura de papagaios marcados e que são monitorados periodicamente”, explica Juliano.

Papagaios-de-peito-roxo foram apreendidos em gaiolas (Foto: Juliano Rodrigues/divulgação)
Papagaios-de-peito-roxo foram apreendidos em
gaiolas (Foto: Juliano Rodrigues/divulgação)

“Com a chegada da época de reprodução das aves, a retirada de animais da natureza aumenta consideravelmente, principalmente por causa da coleta de ovos e filhotes para venda ou para as pessoas manterem como animais domésticos. Foi o tráfico que levou os papagaios-de-peito-roxo à extinção no local onde fazemos o projeto de reintrodução”, explica a Doutora Vanessa Kanaan, diretora técnica do Espaço Silvestre-Instituto Carijós.

De acordo com o biólogo, os animais resgatados já estavam com as pessoas há vários anos. “As pessoas alegaram ter ganhado as aves, mas esta é sempre a desculpa. Eles estavam em gaiolas sujas e mal cuidados, além de ter alimentação inadequada, composta de pão, arroz, milho. Por tudo isso, reforçamos que as pessoas não devem capturar nem comprar animais silvestres. Pela pequena amostragem, deve haver vários outros na região”, completa.

Os papagaios-de-peito-roxo estão sob a guarda do Ibama/ICMBbio e serão encaminhados para um mantenedouro de fauna registrado junto ao Ibama, podendo futuramente fazer parte do projeto de reintrodução da espécie, caso passem pelos critérios necessários para a soltura.

Para denunciar situações irregulares e de maus-tratos, a população deve entrar em contato com o Ibama ou a Polícia Ambiental da região. Os telefones para denúncia são (46) 3262-5099, (49) 3322-1875, (49) 3441-3719.

Fonte: Top News

Você viu?

Ir para o topo