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Nova York está a um passo de acabar com exploração de cavalos em charretes

15 de outubro de 2013
4 min. de leitura
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Por Walkyria Rocha (da Redação)

 um cavalo de carroça desmaiado na Rua 54 Oeste. (Foto: Matthew Miller/Agencia Polaris)
um cavalo de carroça desmaiado na Rua 54 Oeste. (Foto: Matthew Miller/Agencia Polaris)

A New York Class, uma empresa de advocacia para o bem estar animal, sem fins lucrativos, da cidade de Nova York, tem se dedicado a abolir a indústria de transporte a cavalo na cidade já há algum tempo. Recentemente, o grupo declarou vitória contra uma das maiores e mais ultrapassadas formas de turismo e crueldade animal na Big Apple. As informações são do Global Animal.

A organização fez uma série de propagandas contra Christine Quinn, ex-candidato nas eleições primárias para prefeito, que era abertamente favorável à manutenção dessa indústria desumana. Com Quinn fora da corrida, pode-se dizer com certeza, que esta indústria antiquada finalmente terá fim em breve. Bill de Blasio e Joe Lhota, ambos os candidatos a prefeito, se comprometeram a acabar com charretes da cidade puxadas a cavalos, se for eleito em novembro deste ano.

NY CLAS é um grupo ativista de direitos animais criado para extinguir a indústria de charretes puxadas por cavalos na cidade e já declarou uma vitória.
NY CLASS é um grupo ativista de direitos animais criado para extinguir a indústria de charretes puxadas por cavalos na cidade e já declarou uma vitória.

A NY CLASS publicou uma série de anúncios influentes contra a Presidente do Conselho Christine Quinn, enviou um e-mail na tarde  de quinta-feira (10) para seus apoiadores declarando que “não importa quem vença a eleição geral em novembro, esta indústria está chegando ao fim, e os cavalos serão levados para abrigos dedicados à causa”.

De Blasio, o candidato democrata, prometeu abolir as carroças do Central Park ainda durante sua primeira semana no cargo. Joseph Lhota, o candidato republicano, também apóia banir as carruagens. Ambos gostariam de ver as carroças substituídas por algum tipo de veículo motorizado.

uma carroça vira na rua após desmaio do cavalo, perto da Rua 60 com Broadway. (Foto: NY Daily News)
uma carroça vira na rua após desmaio do cavalo, perto da Rua 60 com Broadway. (Foto: NY Daily News)

“E, francamente, se Christine Quinn tivesse ganho a eleição primária para prefeito, essa indústria cruel teria se transformado em algo ‘comum’ para a cidade”, escreveu o diretor executivo NYCLASS Allie Feldman no e-mail enviado a simpatizantes. “Mas porque vocês nos deram os recursos para derrotá-la, sabemos que não importa quem vença a eleição geral em novembro, esta indústria está chegando ao fim e os cavalos serão levados para lares amorosos”, já que ambos os candidatos a prefeito, Bill de Blasio e Joe Lhota, se comprometeram a parar com a indústria de cavalo de tração, “eleitores humanitários mudaram toda a dinâmica nesta cidade”.

Um cavalo da Companhia Charretes de Manhattan ficou preso sobre a carroça, depois que ela caiu sob as patas traseiras do animal, próximo a Columbus Circle. (Foto: DNAinfo/Garth Burton)
Um cavalo da Companhia Charretes de Manhattan ficou preso sobre a carroça, depois que ela caiu sob as patas traseiras do animal, próximo a Columbus Circle. (Foto: DNAinfo/Garth Burton)

Um dia antes, conforme relatado no e-mail, um cavalo chamado Chris se assustou e um carro capotou na Oitava Avenida. De acordo com uma nota do Daily News sobre o incidente, nem os passageiros nem o cavalo estavam visivelmente feridos. Feldman ainda aguarda o relatório oficial.

Ela chamou o incidente de “outro lembrete assustador de por que é hora de acabar com essa indústria desumana”.

Ela pede então aos destinatários do e-mail que “façam uma contribuição de 5 dólares ou mais para que NYCLASS possa continuar a lutar contra os maus tratos aos cavalos de tração e manter a responsabilidade dos políticos que elegemos para o próximo ano”.

No início deste mês, um condutor de carroças, nascido em Kentucky, ligou durante uma entrevista no “Brian Lehrer Show” com Blasio e perguntou como ele se justifica, dizendo que dentro de sua primeira semana como prefeito, talvez o seu primeiro ato no cargo será se livrar das famílias que trabalham com cavalos de tração.

“Penso que há uma boa e viável alternativa, que é ter uma réplica dos carros antigos, com motor elétrico que são limpos e dará aos turistas uma boa experiência e também aos que agora possuem cavalos de tração uma oportunidade de emprego”, ele respondeu.

“Então eu estou bastante interessado em assegurar que são empregos para pessoas trabalhadoras. Serão apenas diferentes e mais humanos”.

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