EnglishEspañolPortuguês

Turista é o primeiro a captar foto de espécie rara de caranguejo

15 de outubro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Chris Bray
Foto: Chris Bray

Um turista foi o primeiro a conseguir captar uma foto de um caranguejo raro numa ilha australiana em quase 25 anos. O crustáceo de tenazes roxas foi classificado como espécie – Labuanium vitatum – em 2011 e tinha sido procurado ao longo dos últimos três anos por expedições de especialistas, tendo apenas sido vislumbrado uma vez, em 2010.

A última captura daquela que agora é reconhecida como uma espécie distinta tinha acontecido em 1989, tendo a revisão da classificação taxonómica sido possível graças a exemplares de museu.

O insucesso das múltiplas tentativas para encontrar a espécie levou os cientistas a temerem que tivesse desaparecido como resultado da invasão de uma espécie de formiga exótica que tem devastado a ilha do Natal e dizimado as populações de caranguejos terrestres.

Chris Bray, o autor da fotografia, não fazia ideia da importância de sua observação até que, recentemente, a foto que tinha enviado à entidade responsável pelo turismo da ilha foi colocada na respetiva página do Facebook e foi detetada por Max Orchard, guarda florestal do Christmas Island National Parque.

“Estávamos só a fazer um passeio ao longo de uma das magníficas praias, a Dolly Beach, uma praia de areia muito branca. Caminhávamos pelo trilho e eu tinha apenas parado para recuperar o fôlego quando reparei num caranguejo colorido e com tenazes roxas numa folha de palmeira. Achei bonito, tirei umas quantas fotos, fiz um pequeno vídeo e prossegui”, explica Chris Bray.

Por seu lado, Max Orchard comenta “Foi uma sorte [ter visto a foto online], pois tínhamos feito buscas bem organizadas envolvendo algumas das melhores pessoas no mundo e nada tinha acontecido. No entanto, eis que a espécie aparece no ciberespaço.”

*Esta notícia foi escrita, originalmente, em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores 

Fonte: Naturlink

Você viu?

Ir para o topo