EnglishEspañolPortuguês

Teatro solidário ajuda animais abandonados em Lisboa, Portugal

15 de outubro de 2013
3 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Para ajudar as associações que cuidam dos animais abandonados, estreia terça-feira uma peça de teatro com um elenco de luxo onde participam, entre outros atores, Ana Bola, Victor de Sousa.

Quando se começam a sentir os problemas financeiros no seio familiar, os animais domésticos acabam, muitas vezes, abandonados como forma de reduzir despesas. Apesar da boa vontade das associações de proteção dos animais, a maioria não consegue suportar todos os custos.

É a pensar neste problema que a UAU – empresa de entretenimento especializada na produção de espetáculos – está a organizar, para terça-feira(15)  às 21h30 no Tivolli, em Lisboa, a peça de teatro ‘A Grande Estreia’. Os bilhetes vão custar cinco euros e os lucros revertem, na totalidade, para a UPPA, União Para a Proteção dos Animais.

“Este espetáculo vai ser uma grande ajuda. Servirá para avançar com a construção de três novas boxes e dois parques de passeios para que os nossos animais possam exercitar-se diariamente”, revela Sara Lajas, uma das voluntárias da UPPA.

Fundada em 2007, atualmente a UPPA cuida de 68 animais. Só este ano, cerca de 100 já ganharam uma nova família. Além de cães, a associação também dá abrigo a gatos, mas a falta de um gatil obriga a que os felinos tenham de ir para Famílias de Acolhimento Temporário (FAT’s).

Os cães bebés são os animais que os portugueses mais gostam de adotar. Quando se trata de animais mais velhos é complicado arranjar uma família. “As pessoas têm sempre a ideia de que adotar um cão bebé simplifica o processo de criação de laços e de educação do animal, mas tal não corresponde à verdade. Um cão jovem ou adulto já está educado”, explica Sara Lajas.

Acreditar (Associação de Pais e Amigos das Crianças com Cancro), Raríssimas (Associação Nacional de Doenças Mentais e Raras) e APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) são algumas das instituições que a UAU tem apoiado com a iniciativa ‘Ensaio Solidário’ – espetáculos cujos lucros revertem para instituições de solidariedade social – que realizou nos últimos sete anos.

Atualmente a UPPA abriga 68 animais (Foto: Reprodução Internet)
Atualmente a UPPA abriga 68 animais (Foto: Reprodução Internet)

Sempre com casa cheia desde 2007, as expectativas para este ano são elevadas. “Os portugueses juntam-se em grandes causas”, afirma Sandra Faria, diretora da UAU, em declarações ao CM.

Ana Bola é uma das atrizes que vai dar vida ao espetáculo e também tem “as melhores expectativas” para este “clássico do humor”. A atriz acrescentou que “se os portugueses não fossem solidários já muita gente tinha morrido à fome no País”. Pedro Diogo, Alexandra Rosa, João Maria Pinto, Maria Henrique, Miguel Damião e Victor de Sousa integram também o elenco.

Como ser voluntário da  UPPA

Se gosta de ajudar animais e quiser fazer voluntariado na União Para a Proteção dos Animais, no Estoril, basta enviar um email para [email protected] a manifestar o seu interesse. Depois, os responsáveis pela associação vão entrar em contacto consigo.

*Esta notícia foi escrita, originalmente, em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores.

Fonte: Correio da Manhã

Você viu?

Ir para o topo