EnglishEspañolPortuguês

Grupos Ativamentes promove consciência ambiental e proteção aos tubarões

15 de outubro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

Por Marcos Trindade da Rosa
[email protected]

Grupo Ativamente (Foto: Reprodução)
Grupo Ativamente (Foto: Reprodução)

O grupo de ativismo Ativamentes surgiu após a semana acadêmica da biologia de 2013 na Universidade Federal de Santa Maria, em que o principal tema era a preservação ambiental. Foi com este pano de fundo que os graduandos do curso se reuniram para discutir sobre vários desastres que eram ocasionados pelo consumo e pela destruição humana. O que mais os chocou foi a morte cruel causada em tubarões para a retirada de suas barbatanas (finning) e o preconceito devido à falta de informações que são transmitidas sobre eles.

O grupo do Rio Grande do Sul trabalha com a preservação ambiental em geral e, em específico, tenta desmistificar a má fama perpetrada sobre os tubarões, apresentando palestras em escolas, ruas e praças que mostram para as crianças e para os transeuntes que os tubarões não são os monstros pintados pelo senso comum. As palestras, com seu tom didático, também incentivam o público a levar estas novas informações para suas famílias, espaços culturais e qualquer espaço aberto para discussão, em que possam apresentar os trabalhos feitos em sala ou as informações aprendidas durante as exposições.

O objetivo central é evidenciar a importância da preservação animal e principalmente da proteção aos tubarões, que vêm sendo agredidos e predados devido à má compressão de suas particularidades e à pouca informação veiculada pela mídia.

Você viu?

Ir para o topo