EnglishEspañolPortuguês

Grupo de pesquisadores coletará dados sobre a Anta da Montanha em região da Colômbia

14 de outubro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Helena Barradas Sá (da Redação)

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Região da cidade de San Agustín será o centro das pesquisas da Universidade Distrital, que buscará estabelecer como vivem e qual o estado da população de antas da montanha nessa região do país. As informações são do Tusemanario.

Abelardo Rodríguez Bolaños, Diretor da Unidade de Extensão da faculdade de Ciências e Educação, garantiu que, desde o início das pesquisas, o grupo tem se esforçado para conservar as espécies ameaçadas de extinção, tais como o Urso Andino e a Anta.

Bolaños afirmou que a equipe de trabalho é formada por cientistas e alguns jovens do grupo de Pesquisa “Biodiversidade da Alta Montanha”, da Universidade Distrital. Disse ainda que, “durante três meses, faremos pesquisas de campo, utilizando câmeras para coletar dados e, então, especificar a forma como a anta utiliza seu habitat”.

Katherine Arenas Rodríguez, encarregada do Monitoramento das Espécies Ameaçadas e do Plano de Gestão da Corporação, celebrou o fato de que esta pesquisa esteja acontecendo e reconheceu que este tipo de iniciativa é fundamental para executar novos projetos de conservação.

Além disso, destacou que, graças aos projetos de sensibilização direcionados à comunidade, é possível notar a diminuição da caça, das barreiras e da expansão agrícola em áreas onde há espécies ameaçadas de extinção, transformando os caçadores em protetores do meio ambiente.

Para alcançar os objetivos, o grupo de pesquisa, chamado de Corporação, tem trabalhado com o grupo de monitoramento Huellas del Macizo, além de espalhar câmeras de monitoramento pela comunidade e intensificar o plano de educação ambiental na região.

Contexto

A Anta da Montanha é considerada uma espécie-chave para o ecossistema da região em que vivem, pois influenciam diretamente no transporte e dispersão de sementes. Além disso, também cuidam e protegem outros animais.

A principal ameaça a essa espécie é o processo de expansão da fronteira agropecuária, com as consequências inerentes de fragmentação, degradação e perda de habitat.

Nos últimos 17 anos, houve uma perda de mais de 1937 hectares por ano no Bosque Natural Denso, situação preocupante que alarma os protetores do meio ambiente.

A Anta da Montanha, junto com o Urso Andino, são os maiores mamíferos que habitam os bosques andinos. Sua presença foi registrada em áreas protegidas de vários municípios da região.

Você viu?

Ir para o topo