EnglishEspañolPortuguês

Reino Unido continua com os assassinatos brutais de texugos

13 de outubro de 2013
5 min. de leitura
A-
A+

Por Kelly Marciano (da Redação)

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

No Reino Unido, o governo não está apenas ouvindo o lobby de um grupo industrial. Está tratando o lobby como parte do governo e até deixando a polícia atacar  manifestantes que discordam da agenda corporativa. As informações são do Care2.

O lobby é chamado União de Fazendeiros Nacionais (NFU) e o governo se uniu a ele com um propósito: matar milhares de pequenos animais peludos. A polícia tem desrespeitado os direitos civis de cidadãos para ajudar os fazendeiros a matarem texugos.

Os fazendeiros argumentam que texugos selvagens infectam o gado com tuberculose bovina e assim devem morrem em abates em massa que este ano começaram no fim de agosto. Mesmo deixando de lado por um momento os abusos dos direitos civis que a polícia tem cometido quando age como segurança privada de fazendeiros, a razão para o abate não convence.

1. Ninguém sabe como os texugos transmitem tuberculose bovina para o gado. Sem entender a causa do problema, é irresponsável, na melhor das hipóteses, afirmar que matar milhares de animais é a melhor solução.

2. Texugos são nativos do Reino Unido, onde são o maior mamífero carnívoro. Interferir na população de texugos terá efeitos imprevisíveis no ecossistema e na cadeia alimentar porque, como publicou o The Guardian, “ainda não entendemos completamente o papel do texugo em nossos campos.”

3. Evidência sugere que vacinar texugos contra a tuberculose bovina reduz a incidência da doença no gado. Quando se acreditava que raposas transmitissem raiva na Europa, vacinar provou-se mais efetivo do que matar no combate à doença.

4. Os abates matam mais texugos saudáveis que os infectados. Todas as mortes são irresponsáveis, mas quando se analisa as motivações para os abates, se percebe que mesmo nas áreas com mais casos de tuberculose bovina, menos de um em sete texugos mortos se mostram positivos nos testes. Isso significa que seis em sete texugos morreram completamente saudáveis.

5. Dez anos de abate de texugos convenceu os cientistas responsáveis pelo experimento de longo prazo que o abate não funciona. Lord Krebs acusou o governo de apoiar o abate apesar de suas descobertas. Ele disse, “O estudo científico é o mais claro possível, este abate não é a solução para a tuberculose bovina no gado.” Ele disse que a política de continuar o abate é “idiota”. O relatório oficial do estudo concluiu que “o abate de texugos não deve contribuir positivamente para o controle da tuberculose bovina na Grã-Bretanha”.

6. “A maioria dos cientistas especialistas nesta área” concorda com Krebs, de acordo com o The Guardian, eles chamam o abate de texugos de “um desvio custoso” dos métodos mais efetivos e humanos.

7. Até mesmo o governo sabe que matar os texugos custará mais aos fazendeiros do que não fazer nada. Já custou mais do que custaria um programa de vacinação.

8. Vacinação contra a tuberculose bovina está disponível. O País de Gales optou pela vacinação no lugar de declarar guerra unilateral contra os texugos.

9. Atirar em animais selvagens é cruel. Feri-los e deixa-los morrer de uma causa como infecção ou fome é ainda pior.

É em nome desta causa indigna que o Reino Unido vendeu seus cidadãos a NFU, o lobby a favor da matança. Os policiais tem detido manifestantes pacíficos, exigido seus nomes e então passado as informações para a NFU para que possam ser processados. Depois soltam os indivíduos que, afinal, não fizeram nada errado.

A força policial age de forma aberta quando faz o trabalho sujo do agronegócio de graça. A polícia disse aos manifestantes que iria dar seus nomes para a NFU.

O departamento de polícia de Glouscestershire admitiu ao The Guardian que já entregaram quatro nomes a NFU porque eles acreditam que há uma “pressão social” para que usem o poder do Estado para coletar informação e ameaçar cidadãos individuais em prol do negócio. Os policiais dizem temer que os que se opõem ao abate ameacem os que atiram nos texugos, mas não há evidência de que os indivíduos identificados tenham feito algo do gênero. É bem o oposto, se eles houvessem mesmo ameaçado os atiradores, os policiais não teriam rescindido as prisões.

A NFU recebeu a informação de graça e colocou em uso. Seus advogados enviaram uma carta ameaçando ao menos um dos manifestantes detidos.

A coisa piora. O governo se recusou a revelar suas comunicações com a NFU, dizendo que são comunicações internas. O Reino Unido está encobrindo documentos, escondendo-os de cidadãos, dizendo que um grupo de lobby de negócios é, na verdade, parte do governo. A advogada local Gwendolen Morgan alerta que aceitarmos as coisas assim “seria um passo preocupante para o processo democrático de tomada de decisões.” O The Guardian publica a preocupação de Morgan de que “seria aberto um precedente para o segredo em qualquer comunicação de lobistas com o governo”.

O abate de texugos gera um debate caloroso no Reino Unido. Não há consenso de que seja uma boa política pública, ainda menos necessária. Ninguém afirma que seja parte da segurança nacional. Resumindo, não há nem sombra de uma justificativa para a polícia, enquanto órgão público, prestar serviços gratuitos para ajudar as companhias que assassinam a vida selvagem com o objetivo de proteger seus lucros. Mesmo assim, a NFU de algum modo persuadiu o governo a frear a liberdade de expressão. Agora, o que está em jogo é o direito humano de protestar pacificamente e o direito dos animais de viver suas vidas da melhor maneira que descobrirem sem a intervenção humana destrutiva.

Você viu?

Ir para o topo