EnglishEspañolPortuguês

Chimpanzé é resgatado de zoológico após 18 anos de confinamento solitário

13 de outubro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Monika Schorr (da Redação)

Foto: Save the Chimps Inc. Facebook Page
Foto: Save the Chimps Inc. Facebook Page

Após 18 anos vivendo em confinamento num pequeno zoológico de Las Vegas à beira de uma estrada, o chimpanzé Terry foi finalmente libertado e está recebendo o carinho de que tanto necessita. As informações são do Ecorazzi.

Durante os anos passados no zoológico, Terry viveu solitário e isolado e entrou em depressão. Na natureza, os chimpanzés são gregários e vivem em grandes grupos familiares. Apesar de, no início, ter sido enviado ao zoológico junto com o chimpanzé Simon, seu companheiro de longa data, Simon morreu logo após chegarem ao local.

Terry e Simon se encontraram ainda bem jovens, ocasião em que eram explorados em apresentações do Ice Capade que apresenta espetáculos itinerantes. Os dois animais foram treinados para patinar no gelo e rapidamente se tornaram a principal atração dos shows. Depois de não servirem mais para se apresentar, seu treinador, Lucian Meyer, tentou providenciar um lar para os chimpanzés, mas foi incapaz de lidar com as necessidades dos animais selvagens. Meyer doou dinheiro para o zoológico de Las Vegas para que eles tivessem um recinto adequado e, em contrapartida, o zoológico garantiu que eles seriam felizes e bem cuidados.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A capacidade de Terry de sobreviver sem companhia por tempo tão longo comoveu a equipe de resgate que assegurou que ele nunca mais voltaria a viver solitário. O chimpanzé de 33 anos de idade foi transferido para o Save the Chimps, na Flórida, que é, atualmente, o maior santuário para chimpanzés do mundo.

Terry foi resgatado após o zoológico de Las Vegas ter encerrado suas atividades, em função do abandono do local por todo seu quadro de funcionários. De acordo com o PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), 150 animais dividiam a pequena propriedade de aproximadamente 12.000 metros quadrados e acomodações totalmente inadequadas. Além de Terry, foram resgatados quatro macacos-de-gibraltar que agora vivem no santuário Primate Rescue Center no estado americano do Kentucky. Todos os outros animais estão sendo encaminhados para novos lares.

Você viu?

Ir para o topo