Espécie de pássaro consegue voar seis meses sem parar


Pássaros migratórios são conhecidos por voar longos períodos sem parar, mas um novo estudo mostra que esses animais superam qualquer estimativa anterior. Segundo dados coletados com etiquetas eletrônicas, os andorinhões alpinos passam até 6 meses no ar, voando ou planando, sem descanso.

A pesquisa foi conduzida por Felix Lietchi e os biólogos do Instituto Suíço de Ornitologia, e publicada na Nature Communications.

Andorinhões alpinos passam até seis meses voando sem parar (Foto: Divulgação)
Andorinhões alpinos passam até seis meses voando sem parar (Foto: Divulgação)

Os andorinhões alpinos passam o verão acasalando na Europa e migram para a África no inverno. De acordo com as informações coletadas, eles passam até 200 dias viajando sem tocar o solo.

“Quando olhamos os dados, ficamos chocados”, diz Lietchi. “Fora da época de acasalamento, elas estão sempre no ar.”

Os andorinhões se alimentam de insetos aéreos, mas a questão do sono ainda é um mistério para os pesquisadores. Os padrões cerebrais desses animais são diferentes dos de mamíferos, e ainda não está claro como eles descansam. Tudo indica que eles o fazem no ar.

A coleta foi possível graças a pequenos sensores, que puderam ser conectados aos andorinhões sem limitar seus movimentos.

Fonte: Exame Info


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

PRESERVAÇÃO

VAQUINHA ON-LINE

FINAL FELIZ

LEALDADE

COMPROMISSO

ESPECIAL

MAUS-TRATOS


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>