EnglishEspañolPortuguês

Cerca de 300 pássaros apreendidos são soltos em Bezerros (PE)

11 de outubro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Aves foram soltas em trecho de cerrado rodeado de açudes e vegetação nativa. (Foto: Divulgação/ CPRH )
Aves foram soltas em trecho de cerrado rodeado de açudes e vegetação nativa. (Foto: Divulgação/ CPRH )

Cerca de 350 pássaros que foram apreendidos na manhã desta quinta-feira (08) foram soltos na cidade de Bezerros, agreste de Pernambuco. A operação foi realizada por agentes fiscais do setor florestal da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) com a presença de um biólogo especialista em animais silvestres.

Antes de ganharam a liberdade em um trecho de cerrado rodeado de açudes e vegetação nativa, os animais passaram por uma triagem, foram alimentados e receberam água ainda na Delegacia de Meio Ambiente (Depoma), no bairro da Ilha do Retiro, onde foram deixados pelos policiais da Cipoma.

Entre as aves apreendidas foi possível identificar espécies como galos de campina, papa-capins, azulões e sanhaçus, normalmente encontrados nas regiões da Zona da Mata e Agreste de Pernambuco. Também foi encontrado um papa-capim coleira, natural do sul da Bahia. Os pássaros que precisavam de cuidados foram encaminhados para um local de recuperação, também na região de Bezerros. O papa-capim coleira já teve o seu repatriamento providenciado.

As aves foram apreendidas por policiais da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), na feira do bairro de Cavaleiro, no Recife. De acordo com a delegada Eliana Caldas, os animais foram apreendidos em gaiolas e viajantes, na mala de um carro, quando estavam sendo entregues para comércio por dois irmãos de 26 e 37 anos de idade.

Na delegacia, os envolvidos responderam a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Um dos traficantes, Marcos Bispo da Silva, natural de Sanharó, teve o veículo apreendido e foi autuado com multa no valor de R$176 mil, de acordo com o artigo 29 da lei nº 9605/98, de Crimes Ambientais.

Todo crime ambiental deve ser denunciado pelo telefone (81) 3184-7119 ou através disque-denúncia pelo número (81) 3421-9595.

Fonte: Diário de Pernambuco

Você viu?

Ir para o topo