EnglishEspañolPortuguês

Tornado que atingiu Taquarituba (SP) deixou animais desabrigados

10 de outubro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Rafaela Pietra (da Redação)

Terminal rodovíario de Taquarituba ficou destruído. (Foto: Ricardo Ossandon/Igreja do Evangelho Quadrangular)
Terminal rodoviário de Taquarituba ficou destruído. (Foto: Ricardo Ossandon/Igreja do Evangelho Quadrangular)

O tornado que devastou a cidade de Taquarituba, no interior de São Paulo, no último dia 22, deixou pessoas e animais desabrigados. O município, que fica a 320km da capital, contabiliza pelo menos 150 famílias que tiveram suas casas destruídas pelos ventos. Entre os atingidos, animais como cães e gatos.

A APATA (Associação de Proteção dos Animais de Taquarituba), associação de trabalho exclusivamente voluntário que atua na proteção animal, não tem condições de dar abrigo aos animais que, após a tragédia, perambulam pelas ruas da cidade. Muitos se perderam de suas famílias ou foram deixados para trás. “Algumas pessoas se aproveitaram da situação e abandonaram seus animais. Nós, por não termos um espaço físico, uma sede ou ou condições, não temos como resgatar estes cães e gatos”, disse Silvia Regina Berretta Righeto, veterinária e secretária APATA.

Segundo a associação, o canil municipal, construído no Parque Industrial, estava na rota do tornado, mas não foi atingido. “Estávamos na rota [do tornado], mas milagrosamente não tivemos problemas. Somente um dos telhados do canil foi atingido, caindo, mas não feriu nenhum dos animais”, diz Sílvia.

A prefeitura alega não ter condições de reconstruir a cidade, auxiliar as famílias ou providencias resgate para os animais vítimas da tragédia.

Segundo Sílvia, a situação é perigosa. “Estamos trabalhando para estes animais abrigados no canil, mas ainda há milhares abandonados e nós não conseguimos auxiliar. Resgatamos alguns poucos animais, mas ainda há muitos nas ruas”, disse.

Mortes
A cidade contabiliza ao menos um animal doméstico morto vítima do tornado. Um adolescente de 15 anos conseguiu se salvar e a um de seus cães, mas não conseguiu encontrar o outro antes de se abrigar embaixo de um colchão, segundo o G1.

Ao sair de seu abrigo para ver o estrago provocado pelo tornado, Everton Leal dos Santos encontrou o animal já morto. Segundo a família, o cachorro foi jogado contra uma parede pela força do vento e não resistiu.

Cidade abalada
De acordo com a Coordenaria Estadual de Defesa Civil, o estado tem prestado ajuda humanitária aos moradores atingidos pelos danos. Foram entregues kits de higiene, kits de limpeza, colchões, cobertores, lençóis, rolos de lonas plásticas, agasalhos, camisetas e pares de tênis. Os animais permanecem sob os cuidados da associação e de voluntários.

Ajuda
Você pode colaborar com os animais vítimas do tornado de Taquarituba através do Facebook da APATA.

Você viu?

Ir para o topo