EnglishEspañolPortuguês

Macaco vítima da expansão urbana se recupera no Projeto Mucky

10 de outubro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Jorge é um macaco macho, da espécie sagui de tufo preto, com aproximadamente um ano de idade, que vem se recuperando de um acidente que modificou sua vida. O pequeno primata foi eletrocutado na fiação da rede elétrica de uma rua no município de Sarzedo, em Minas Gerais.

Saguizinho Jorge se recupera no Projeto Mucky, em Itu. (Foto: Fernanda Inukai)
Saguizinho Jorge se recupera no Projeto Mucky, em Itu. (Foto: Fernanda Inukai)

Os primeiros cuidados para ajudar Jorge foram da Dra Júlia Mendonça Lana. Durante sua recuperação ele apresentou um quadro de sucessivas convulsões, resultando em sequelas que terá que carregar para sempre.

Hoje, morando no Projeto Mucky, situado em Itu (SP), Jorge recebe tratamento personalizado, com ênfase em acupuntura e fitoterapia com atenção e dedicação 24 horas por dia. Além do trabalho de toda a equipe, o pequeno conta ainda com uma ajuda especial. A sagui Embaúba o adotou, colaborando com muito carinho para que sua recuperação seja maior, baseada na segurança passada pela nova mãe.

Longe dos perigos da expansão urbana, Jorge vive atualmente em paz junto de outros primatas acolhidos pelo Projeto. No entanto, nem todos os animais estão protegidos dos grandes riscos das estruturas das cidades. “Em nossas palestras temos alertado o poder público e a sociedade sobre a necessidade da mudança dos cabos elétricos da via aérea para a via subterrânea, ação esta que beneficia a vida de todos os habitantes do nosso Planeta.”, conta a equipe Mucky.

O Projeto

O Projeto Mucky existe há 28 anos com o objetivo de reabilitar os primatas brasileiros que sofrem de maus tratos em função do tráfico de animais. É o principal programa voltado a saguis no Brasil.

Para mais informações sobre o Projeto Mucky, agendamentos e colaborações, entre em contato com os responsáveis pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 4023-0143.

Fonte: Itu

Você viu?

Ir para o topo