EnglishEspañolPortuguês

Grupo que incentiva a captura de tubarões é multado pelo Ibama

10 de outubro de 2013
3 min. de leitura
A-
A+

Dois integrantes do Instituto Propesca, que atua no litoral pernambucano, foram multados por infração ambiental pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A decisão saiu na última sexta-feira (4), mas só foi divulgada nesta quarta-feira (9). O órgão alega que a entidade “prega a captura indiscriminada de tubarões sob o argumento de deixar as praias do Recife mais seguras para banhistas e surfistas.” Os dois autuados, um surfista aposentado e um engenheiro de pesca, que não tiveram os nomes divulgados pelo Ibama, vão responder em liberdade a um processo criminal.

Apesar do Propesca atuar em Pernambuco, a multa foi emitida pela representação do Ibama no Pará, onde há um grupo de ambientalistas focado em casos relacionados a tubarões. O analista ambiental do Ibama Leandro Aranha foi o responsável pelas análises que constataram crimes praticados por integrantes do Propesca. “Os métodos [de captura] deles são vários. O que eu pude provar, à distância, foi o que pude aferir em fotos nas redes sociais: um deles posou para uma fotografia com uma espécie ameaçada de extinção recém-abatida”, disse.

Ano passado, Propesca fez 'tubarãozada' e assou carne de tubarão, comprada em supermercado, na orla de Boa Viagem, Zona Sul do Recife (Foto: Gabriela Alcântara / G1)
Ano passado, Propesca fez ‘tubarãozada’ e assou carne de tubarão, comprada em supermercado, na orla de Boa Viagem, Zona Sul do Recife (Foto: Gabriela Alcântara / G1)

O outro autuado, segundo Leandro Aranha, lideraria a captura indiscriminada da espécie utilizando iscas vivas de tilápia, um peixe africano de água doce que pode se adaptar normalmente a ambientes salinos. “Há lugares no mundo onde eles [peixes] são criados já no sal. Todo rio que a tilápia consegue invadir, ele toma conta e acaba com várias espécies locais. Como essa pesca de tubarão foi feita no estuário dos rios Capibaribe e do Beberibe, havia um alto risco de invasão. É proibido por lei”, apontou o especialista. Os dois integrantes do Propesca foram multados em R$ 8 mil.

Ainda na semana passada, o Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco emitiu uma recomendação ao Instituto Propesca para que não “promovesse, incentivasse ou realizasse a captura indiscriminada de tubarões no estado”. No documento, os procuradores da República Edson Virgínio Cavalcante Júnior e Mona Lisa Duarte Ismail alertam que tais atividades não são compatíveis com a Constituição Federal, não estão autorizadas e não são reconhecidas como pesquisa científica.

O MPF pede, ainda, que o grupo evite enaltecer as capturas nas redes sociais pois o Propesca pode ser responsabilizado penalmente por apologia ao crime.

O presidente do Instituto Propesca, Bruno Pantoja, informou que ainda ninguém do grupo foi notificado sobre a decisão do Ibama. “Ainda não chegou nada para nós. O nosso departamento jurídico vai tomar medidas cabíveis sobre essas acusações que não correspondem com a realidade. A verdade é que a nossa proposta é a colocação de telas em trechos de risco de mar aberto e a recuperação ambiental, com reflorestamento e reconstrução de habitats naturais”, explicou.

“Isso [que pregamos a pesca de tubarões] é outro mito lançado nas nossas costas. Nós pregamos ações para resolver a problemática [ataques de tubarões a banhistas] e para dar segurança à população e equilíbrio ambiental. Não pregamos extermínio de espécie alguma”, complementou Pantoja.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo