EnglishEspañolPortuguês

Descoberta nova espécie de coruja em Omã

10 de outubro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Dutch Birding
Foto: Dutch Birding

Na edição de outubro da revista Dutch Birding, uma equipe liderada por Magnus Robb, ornitólogo britânico, publica as primeiras fotos e descreve as características de uma ave de rapina noturna até então desconhecida para a ciência. A nova espécie foi nomeada “Coruja Omã”,  e tem o nome científico “Strix omanensis” .

A coruja foi detectada pela primeira vez em 23 de março deste ano, numa área montanhosa no extremo leste da Península Arábica de Al Jabal Al Akhdar , em Omã.

Os pesquisadores perceberam que tinham descoberto uma nova espécie graças às gravações de seu canto, sem ver diretamente o animal. Depois de um longo e complexo trabalho, os pesquisadores foram capazes de tirar fotografias detalhadas da espécie noturna, para tentar determinar se a coruja foi realmente uma espécie até então desconhecida, comparando suas características com outros tipos de aves que habitam a Península Arábica e na Ásia.

Até agora, poucos detalhes são conhecidos sobre à vida desta espécie indescritível e o número de indivíduos existentes. A tática de cientistas para observar diretamente pela primeira vez as corujas foi realmente curiosa: na amplificação do som de gravação de março, eles conseguiu atrair o animal e fotografá-lo. Depois de várias tentativas, a expedição liderada por Magnus Robb , Arnoud van den Berg e Mark Constantine tem uma valiosa coleção de imagens entre os dias 24 e 26 de maio.

A coruja de Oman é uma das primeiras espécies de aves a ser encontrada na Península Arábica ao longo dos últimos 77 anos.

Fonte: La Vanguardia

Você viu?

Ir para o topo