EnglishEspañolPortuguês

Queima de óleo diesel pode estar causando a morte de abelhas

9 de outubro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Um novo estudo revelou que as abelhas podem se tornar incapazes de localizar alimento devido à emissão proveniente da exaustão de motores à diesel. Abelhas naturalmente detectam e decifram mensagens químicas que recebem de flores e usam essa informação para determinar de quais plantas se alimentarão de seu néctar. Estas mensagens vitais, alguns pesquisadores acreditam, pode ser interrompida por produtos químicos fabricados pelo homem, contribuindo à morte massiva das abelhas nos últimos anos. As informações são do Ecorazzi.

Para testar a teoria de que a poluição atmosférica pode estar impactando negativamente as abelhas, um time de pesquisadores liderados pela Dra Tracy Newman recriou um cenário de alimentação natural. Quando colocadas diante de um odor floral natural, as abelhas estendiam suas línguas e recebiam uma gota de água com açúcar. No entanto, quando o mesmo odor floral foi liberado na presença de exaustão de diesel, as abelhas não reconheceram a essência floral como alimento e não estenderam as línguas.

De acordo com o Dr. Guy Poppy, um pesquisador que contribuiu com o estudo, “as flores evoluíram para atrair polinizadores”, mas poluentes atmosféricos parecem estar interferindo nessa “complexa relação” que se formou entre plantas e animais.

Enquanto populações de abelhas do mundo todo continuam a sofrer do fenômeno chamado CCD (“Colony collapse disorder”) e outras doenças letais, estudos como este podem ser a chave para proteger essas espécies ameaçadas. Segundo Newman, esta é outra evidência da necessidade de se melhorar a qualidade do ar: pela segurança das abelhas e dos humanos.

Você viu?

Ir para o topo