EnglishEspañolPortuguês

Morador denuncia envenenamento de animais

9 de outubro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

O aposentado Nazareno Boff, de 73 anos, moradora da Rua Andorinha, 311, bairro Padre Ulrico, está denunciando a morte de animais possivelmente por envenenamento. Na manhã de sexta-feira (4), quando levantou por volta das 6h40 se deparou com dois gatos mortos na rua em frente à sua casa.

O morador desconfia que os animais tenham sido envenenados, pois estavam estufados e vomitaram sangue. Ele reside há 32 anos na mesma casa e conta que seguidamente animais aparecem mortos pela vizinhança. Como não há como provar sem a realização de uma biópsia, os casos nunca são levados ao conhecimento das autoridades. O envenenamento de animais é crime previsto no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/98). O autor desse tipo de delito poder ser punido com detenção de três meses a um ano e multa. A pena é aumentada de um sexto a um terço se ocorre a morte do animal.

Nazareno reclama do número excessivo de animais soltos nas ruas no Pe. Ulrico. “Aqui tem uma cachorrada, mas envenenar os bichos é um ato muito cruel. Eu não atiro nem uma pedra. Tutelo meus quatro cachorros, sempre estão presos e o portão da frente fechado pra não escaparem, todos deviam fazer a mesma coisa.”

A médica veterinária Etiane Sonego, da Vigilância Sanitária de Francisco Beltrão, informou que a primeira característica do animal envenenado é a convulsão. Normalmente, o animal envenenado fica muito agitado e entra em óbito em poucos minutos.

O aposentado Nazareno lamenta atitude de quem está envenenando os gatos. (Foto: Divulgação)
O aposentado Nazareno lamenta atitude de quem está envenenando os gatos. (Foto: Divulgação)

Ela alerta que o envenenamento é uma conduta criminosa, que deve ser denunciada à polícia para que seja identificada a autoria do crime. “Existe uma fiscalização rigorosa feita pela Adapar em estabelecimentos que comercializam venenos proibidos como chumbinho e mata sete, mesmo assim, sempre há quem consiga.”

A veterinária comenta que a melhor maneira de evitar, é o tutor manter seu animal doméstico nos limites de sua propriedade. A profissional diz que não há uma estimativa do número de animais soltos pela cidade e que uma campanha de castração em massa teria um custo muito elevado. A castração de uma gata fêmea custa em média R$ 120,00 e de uma cachorra, de até 10 quilos, R$ 250,00.

Fonte: Jornal de Beltrão

Você viu?

Ir para o topo