EnglishEspañolPortuguês

Mais de 60 voluntários lutam para salvar 16 baleias encalhadas na Espanha

9 de outubro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Kiko Delgado
Foto: Kiko Delgado

Com baldes, mangueiras, cordas e um pequeno trator, mais de 60 voluntários tentam salvar 16 baleias e devolvê-las ao mar em Porto Bares, na Espanha.

Vinte e duas baleias apareceram na costa espanhola, longe de seu habitat natural. Alguns machos, várias fêmeas e 4 ou 5 filhotes somavam um grupo grande. Cerca de 22 morreram desidratados ao sol e, até agora, apenas 13  conseguiram ser devolvidos ao mar.

O primeiro aviso veio de um morador da cidade, nas primeiras horas da manhã. Ele tinha visto as baleias nadando fracamente, e muito perto da costa. Desde muito cedo, os animais foram encontrados em sofrimento na praia. Logo, alguns moradores se reuniram ao pessoal da Defesa Civil, Polícia e Emergência e diversos grupos da região e de outras cidades, vestidos com roupa de mergulho ou maiô, carregando centenas de baldes de água para manter as baleias molhadas.

Até o momento, o Coordenador de Estudo de Mamíferos Marinhos (CEMMA) da Espanha tenta achar o macho mais velho do grupo, provavelmente o guia, para tentar descobrir o que aconteceu.

Fonte: El País

Você viu?

Ir para o topo