EnglishEspañolPortuguês

Interpol investiga sequestro e venda de cobra em Niterói (RJ)

9 de outubro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

O caso do sequestro e possível venda da cobra considerada raríssima, que sofre de uma mutação genética chamada leucismo (falta de pigmentação em parte do corpo), levada do Zoológico de Niterói (RJ), está sendo investigado pela Interpol, a Polícia Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Apelidada de Princesa Diamante, segundo a polícia, o animal pode ter sido sequestrado pela antiga gestora do parque, Giselda Candiotto, e vendida a um colecionador norte-americano, em 2009. O Zoonit, que fica no Horto do Fonseca, Zona Norte da cidade, foi fechado pelo Ibama em julho de 2011, suspeito de maus tratos de animais.

Segundo a Polícia Federal, a cobra com características únicas no mundo (cor branca e olhos pretos) teria sido encontrada em 2006 no meio da mata no Rio de Janeiro e levada para o Zoonit.

Segundo investigações da Polícia Federal, o americano veio ao Rio em 2007 para negociar a compra da cobra com a então gestora do zoológico. A transação teria sido concluída em 2009, quando Jeremy teria tirado o animal ilegalmente do Brasil pela fronteira de Roraima com a Guiana.

Na casa de Giselda, a polícia encontrou fotos dela e do marido dela com Jeremy nos Estados Unidos. Ainda falta esclarecer o valor que a ex-gestora teria recebido pelo crime. Segundo o veterinário Thiago Muniz, veterinário que trabalho com Giselda na ZooNit, na época que teria ocorrido a transação com o americano, a gestora afirmou a ele que a cobra estava em sua residência. Meses depois, Giselda teria informado que Princesa Diamante teria morrido.

Em 2011, o zoológico foi fechado por maus-tratos aos animais. Nessa época, também se constatou que alguns bichos haviam desaparecido, entre eles, a jiboia rara. O Ibama e a Polícia Federal começaram a investigar e deram de cara com os vídeos e fotos de Jeremy, todos disponíveis na internet.

“Em 2010, ele começou a postar um vídeo de uma jiboia leucítica também, já adulta. E aí nós começamos a achar que era muita coincidência e começamos a investigar mais a fundo e chegamos à conclusão que é o mesmo animal” afirmou o analista ambiental Carlos Magno Abreu.

Pesquisadores descobriram que a jiboia tem uma genética rara, chamada leucismo. Pele clara e olhos pretos. Nos Estados Unidos, a polícia fez uma busca na casa de Jeremy, mas não encontrou a Princesa Diamante. A prisão dele foi pedida pelas autoridades brasileiras.  Jeremy e a ex-administradora do Zoológico de Niterói não quiseram falar sobre o assunto.

Com informações de O Fluminense

Você viu?

Ir para o topo